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Título: A inserção da educação popular no contexto da Educação de Jovens e Adultos : visões do corpo docente
Autor(es): Silva, Débora Oliveira
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação popular
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: SILVA, Débora Oliveira. A inserção da educação popular no contexto da Educação de Jovens e Adultos: visões do corpo docente. 2017. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Historicamente, a educação de jovens e adultos foi acolhida por uma diversidade de propostas. Grande parte destas propostas foi permeada pela educação popular. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com base na realização de uma proposta que relaciona princípios da educação popular dentro de uma instituição pública de ensino no Distrito Federal. A proposta acontece desde o segundo semestre de 2015, por meio da atuação do Grupo de Ensino-pesquisa-extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos-culturais– GENPEX, formado por professores e graduandos da Universidade de Brasília, e que advém de uma demanda do movimento popular do Paranoá desde a década de 1980. O objetivo geral deste estudo foi analisar em que medida a interação entre o modelo formal da EJA e da educação popular contribuem para a ressignificação da visão docente acerca da prática pedagógica desenvolvida. Adota-se como metodologia a pesquisa exploratória, por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a cinco professores que atuam na instituição escolar. O trabalho aponta a construção de saberes docentes que mesmo sem formação específica para atuar na EJA e sem apropriação teórica do tema, vão ao encontro da essência da educação popular, evidenciando a força e potencialidade da mesma a partir da relação diária com os discentes e a prática desenvolvida pelo GENPEX/UnB.
Abstract: Historically, youth and adult education has been embraced by a diversity of proposals. Most of these proposals were permeated by popular education. This course completion work was developed based on the realization of a proposal that relates principles of popular education within a public educational institution in the Federal District. The proposal comes from the second half of 2015, through the work of the Teaching-research-extension Group in Popular Education and Philosophical Studies-culture- GENPEX, formed by professors and graduates of the University of Brasília, and which comes from a demand of the the popular movement of Paranoá since the 1980s. The general objective of this study was to analyze the extent to which the interaction between the formal model of EJA and popular education contributes to the re-signification of the teaching vision about the pedagogical practice developed. Exploratory research methodology is used as a methodology, through semi-structured interviews with five teachers who work in the school institution. The work points to the construction of teaching knowledge that even without specific training to act in the EJA and without theoretical appropriation of the theme, meet the essence of popular education, showing the strength and potentiality of the same from the daily relationship with students and practice developed by GENPEX / UnB.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19754
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