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https://bdm.unb.br/handle/10483/19750
Título: | Defesa da regulamentação profissional da Educação Física e evidências empíricas |
Autor(es): | Martins, Igor Michelângelo Mendes |
Assunto: | Regulamentação profissional Educação física Professores de educação física |
Data de apresentação: | 25-Nov-2015 |
Data de publicação: | 27-Mar-2018 |
Referência: | MARTINS, Igor Michelângelo Mendes. Defesa da regulamentação profissional da Educação Física e evidências empíricas. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A regulamentação de profissões como a Educação Física (dentre tantas) é aprovada, por vezes, com parco debate e argumentos que carecem de respaldo na realidade. O estudo do impacto econômico que gera a regulamentação de profissões no país é carente, limitando-se a algumas coletas de informações da média salarial de dada classe profissional. Esse trabalho tem o objetivo de analisar o discurso que fundamenta a regulamentação da profissão de Educação Física, através da lei 9696/98 sancionada pelo Presidente da República, frente a evidências empíricas de estudos econométricos realizados em países estrangeiros. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado a partir de pesquisa documental. Conclui-se que as evidências empíricas contrariam o discurso pró-regulamentação quanto ao aumento da qualidade na prestação do serviço, além de indicarem tendências de piora de indicadores econômicos. Se fazem necessárias investigações econométricas no ambiente específico do Brasil e da Educação Física. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Educação Física, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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