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2016_ LarissaGuimaraesMassote_tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorMassote, Larissa Guimarães-
dc.identifier.citationMASSOTE, Larissa Guimarães. Concepção de um veículo SAE/Baja em ambiente multicorpos. 2016. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo apresentar a modelagem multicorpos de um veículo SAE/Baja em ambiente Multicorpos. Os subsistemas desenvolvidos desde o projeto em CAD até a criação nesse ambiente foram as suspensões dianteira e traseira e o chassi. Os subsistemas freio, direção e motor foram adaptados do protótipo de veículo disponibilizado pela MSC software disponível no endereço eletrônico (https://simcompanion.mscsoftware.com/infocenter/index?page=content&id=KB8017706). Quanto ao veículo completo, o mesmo foi basicamente testado na condição de Straight Line Events > Power-off Straight Line. A modelagem dos subsistemas baseia-se nos requisitos de projetos tais como, ser de fácil manutenção, baixo custo e competitivo, assim como o estabelecimento de parâmetros de suspensão, câmber, caster e convergência compatíveis com esse tipo de veículo. Os softwares CATIA® V5 e o ADAMS/Car® foram utilizados na modelagem de todos os subsistemas. No entanto, na modelagem do veículo completo e teste básico, acima referido, constatou-se um problema no semieixo de transmissão do motor para as rodas traseiras, o que impediu que avaliações mais aprofundadas do veículo fossem realizadas, impossibilitando, por vezes, a completa simulação do veículo (resolução do sistema de equações dinâmicas). Nesse contexto, dedica-se parte do presente trabalho para a descrição dos problemas enfrentados e das soluções técnicas parciais que foram implementadas, a fim de se obter um veículo completo operacional. Ressalta-se, contudo, que nem todos os problemas foram solucionados, o que resultou em um projeto com necessidade, ainda, de implementações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - projetos e construçãopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordChassi veicularpt_BR
dc.titleConcepção de um veículo SAE/Baja em ambiente multicorpospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T13:14:17Z-
dc.date.available2018-03-27T13:14:17Z-
dc.date.submitted2016-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19748-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The following work has as objective present the multibody modeling of a SAE/Baja vehicle. The front suspension, rear suspension and the chassis subsystems were developed from the CAD project and applied on the multibody system. The braking, steering and engine subsystem were adapted from the prototype provided by MSC available at the website (https://simcompanion.mscsoftware.com/infocenter/index?page=content&id=KB8017706). The full vehicle was tested using the Straight Line Events > Power-off Straight Line condition. The subsystem modeling is based on reach requirements such as being easy maintenance, low cost and competitive, as well as the establishment of suspensions parameters such as camber, caster and toe, compatible with this kind of vehicle. The softwares CATIA® V5 and ADAMS/Car ® were utilized to model all subsystems. However, in the full vehicle modeling and basic tests, previously presented, an error was found in the semi axle who make the transmission from the engine to the rear tires which prevented further evaluations of the vehicle behavior, sometimes making it impossible to complete simulation of the vehicle (due resolution of the system of dynamic equations). In this context, part of the present work is dedicated to describe the problems faced and the partial technical solutions applied, in order to obtain a operational full vehicle model. It stands out that, however, not all problems were solved which resulted in a project in need of further implementations.pt_BR
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