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Título: Análises de flexão de um protótipo de chassi pelo método dos elementos finitos e por correlação digital de imagens
Autor(es): Oliveira, Údine Rodrigues de
Orientador(es): Anflor, Carla Tatiana Mota
Assunto: Método dos elementos finitos
Bancada didática experimental
Análise estrutural (Automotiva)
Automóveis - chassi
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 27-Mar-2018
Referência: OLIVEIRA, Údine Rodrigues de. Análises de flexão de um protótipo de chassi pelo método dos elementos finitos e por correlação digital de imagens. 2017. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de uma bancada para testes estruturais em protótipos estruturais. Além disso, são apresentadas as etapas de concepção de um protótipo de chassi do tipo escada. O chassi concebido foi ensaiado sob flexão. A fim de realizar análises numéricas de deformações e deslocamentos neste protótipo, foi realizada a caracterização mecânica de seu material através de ensaios de tração. Os ensaios foram realizados de duas maneiras: seguindo a norma ASTM E8M e através de Correlação Digital de Imagens (CDI). Após comparar os resultados dos dois métodos, foi verificado que os valores foram convergentes. As propriedades mecânicas obtidas foram utilizadas para se realizar um ensaio de flexão via Método dos Elementos Finitos (MEF). Sob as mesmas condições, o ensaio foi realizado utilizando a técnica de CDI. Dessa forma, os valores de deformações principais e deslocamentos verticais obtidos em cada método foram analisados em 7 pontos localizados no centro da longarina do chassi, de forma que estes valores puderam ser comparados. A partir desta comparação, foi verificado que os valores obtidos pelo Método dos Elementos Finitos tendem a ser menores que os obtidos via Correlação Digital de Imagens. Os resultados obtidos das duas maneiras foram bastante próximos.
Abstract: This work presents all the steps concerning the design and construction of a test bench to perform structural tests in chassis prototypes. Further, the required steps to design and build a chassis prototype are detailed. This chassis has been tested under bending loads. In order to perform strain and displacements analysis, a mechanical characterization has been made by tensile tests. These tests were performed according to ASTM E8M standards, and then repeated trough Digital Image Correlation technique. After comparing the results obtained in both methods, it was noticed that these results converged. The mechanical properties obtained by Digital Image Correlation were used then in a flexural test, made numerically by Finite Element Analysis. The same flexural test was repeated trough digital image correlation technique. For each method, the principal strains and the displacement were analysed in 7 spots along the chassis’ stringer. It was verified that the results obtained by Digital Image Correlation tended to be greater then those obtained trough Finite Element Method. These values were compared, and there was verified that both methods yielded close results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
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