Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19737
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnnaCarolineMagalhaesReis.pdf869,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O discurso do estupro : uma análise das notícias do portal G1 sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro
Autor(es): Reis, Anna Caroline Magalhães
Orientador(es): Marques, Márcia
Assunto: Análise do discurso
Violência contra as mulheres
Estupro
Mulheres - violência
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Data de publicação: 26-Mar-2018
Referência: REIS, Anna Caroline Magalhães. O discurso do estupro: uma análise das notícias do portal G1 sobre o estupro coletivo no Rio de Janeiro. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa busca entender de que maneira a violência sexual é tratada pelo portal online G1, um dos mais populares do país, de acordo com um levantamento online da Alexa.com. Trata-se de analisar as notícias sobre o estupro coletivo que aconteceu em maio de 2016 no Rio de Janeiro que ganhou repercussão nacional e internacional. O caso envolve uma jovem de 16 anos que foi estuprada por um número indefinido de homens, estimado inicialmente em 33, que teve a violência gravada e transmitida nas redes sociais. No arcabouço teórico, o trabalho faz um panorama da violência sexual no Brasil contra meninas e mulheres e também sobre algumas funções centrais do jornalista e do meio online. Como metodologia, é adotada a análise de discurso da corrente francesa, com o intuito de verificar se as notícias trazem, em sua complexidade, a naturalização ou a denúncia da cultura de estupro presente na sociedade brasileira e de que maneira isso ocorre. O que é observado é a existência ainda muito marcante de mecanismos de silêncio que relativizam e/ou questionam a violência sexual contra meninas e mulheres.
Abstract: This research intends to gather information about the way that sexual violence ishandled by the online news portal G1, one of the most popular in Brazil. Its purpose is to analyze how the news about the collective rape in Rio de Janeiro, on May 16th, were handled. This case had enormous repercussion locally and internationally. It's about a 16 years old girl whose rape, by an unknown number of men, was recorded and shared online through social media. The analysis follows the french current of discuss and is reiterated by a theorical framework on gender violence and the journalism roles.The main intent is to verify whether the news sustain the naturalization or arraign the rape culture in the brazilian society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons