Título: | O uso de aplicativos gratuitos como recurso didático no ensino de Química |
Autor(es): | Carvalhaes, Katheryne Ferreira |
Orientador(es): | Mól, Gerson de Souza |
Assunto: | Tecnologia na educação Material didático Aplicativos Inclusão digital Ensino - meios auxiliares |
Data de publicação: | 20-Mar-2018 |
Referência: | CARVALHAES, Katheryne Ferreira. O uso de aplicativos gratuitos como recurso didático no ensino de Química. 2016. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A evolução e o progresso exigem um professor atualizado e capaz de integrar a tecnologia com a educação em sala de aula. Este profissional, que é mentor e interlocutor entre aluno e conhecimento, deve estar apto a selecionar, avaliar e transmitir os aspectos relevantes das novas tecnologias. O aluno, por muitas vezes, não é capaz de filtrar a gama de informações que recebe todos os dias e, quando requisitado, não sabe selecionar as informações verídicas. Tais informações estão dispostas na tecnologia da moda: os aplicativos para tablets e aparelhos com sistema android e iOS. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de aplicativos correlacionados com a ciência, mais especificamente a Química, por professores e alunos no ambiente escolar como um recurso didático. Para isso, foi feita uma seleção e análise de aplicativos com potenciais usos educacionais objetivando, principalmente, observar erros de conceitualização e prescrever formas eficientes de utilização dos mesmos. Como base teórica, o presente trabalho utilizará a teoria de Michel de Montaigne. |
Abstract: | The evolution and progress needs an updated teacher who is able to integrate technology with education in the classroom. This professional, who is the mentor and interlocutor between student and knowledge, should be able to select, to evaluate and to transmit the relevant aspects of technology. The students, many times, isn’t able to filter all information that they receive every day and, when is necessary, they don’t know how to select the real information. These are at the vogue technology: the apps. Therefore, the currently study presents an evaluation of the use of the apps about science, more specifically Chemistry, by teachers and students at school environment as didactic resource. For that, it was made a selection of the apps that has potential educational uses aiming, especially, observe the conceptualization errors and to prescribe efficiently forms to use that. As theoretical basis, this research will use the theory of Michel de Montaigne. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016. |
Aparece na Coleção: | Química
|