Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaRibeiroPereira.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O olhar da juventude do bairro Nossa Senhora de Fátima sobre o Parque Recreativo Sucupira, Planaltina, DF : o que o jovem sabe sobre uma unidade de conservação?
Autor(es): Pereira, Amanda Ribeiro
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Áreas de recreação
Unidades de conservação da natureza
Educação ambiental
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 9-Mar-2018
Referência: PEREIRA, Amanda Ribeiro. O olhar da juventude do bairro Nossa Senhora de Fátima sobre o Parque Recreativo Sucupira, Planaltina, DF: o que o jovem sabe sobre uma unidade de conservação? 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: A pesquisa visou identificar como o Parque Recreativo Sucupira é compreendido pela população jovem de 15 a 29 anos da comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro localizado no entorno do parque, que se localiza na região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal. Buscou problematizar se os jovens moradores do bairro possuem senso de pertencimento para com o parque. E como objetivos específicos, visou registrar a sensibilidade ambiental dos jovens da comunidade, identificar ações voltadas para a preservação do Parque Sucupira a partir de iniciativas da juventude do bairro e analisar se os jovens veem o Parque Sucupira como uma importante área a ser preservada. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com a aplicação de questionário. Os resultados mostraram que os jovens veem o parque mais como uma área de lazer do que como uma Unidade de Conservação. Essa compreensão sobre o Parque pode ser em razão de serem jovens de periferia e não terem acesso a outros lugares para lazer na cidade.
Abstract: The research aimed to identify how the Sucupira Recreation Park is comprised of the young population of 15 to 29 years old from the Nossa Senhora de Fátima community, a neighborhood located in the vicinity of the park, located in the administrative district of Planaltina, in the Federal District. He tried to problematize if the young residents of the neighborhood have a sense of belonging to the park. And as specific objectives, it aimed to register the environmental sensitivity of the youth of the community, identify actions aimed at preserving the Sucupira Park from youth initiatives of the neighborhood and analyze if the youth see the Sucupira Park as an important area to be preserved. The methodology used was qualitative, with the application of a questionnaire. The results showed that young people see the park more as a leisure area than as a Conservation Unit. This understanding of the Park may be due to the fact that they are young people from the periphery and do not have access to other places for leisure in the city.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons