Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianadoNascimentoConceicao.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da gestão da propriedade rural para pequenos e médios produtores
Autor(es): Conceição, Mariana do Nascimento
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Propriedade rural
Administração rural
Agronegócios
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 8-Mar-2018
Referência: CONCEIÇÃO, Mariana do Nascimento. A importância da gestão da propriedade rural para pequenos e médios produtores. 2017. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O agronegócio representa cerca de um terço da economia do Brasil, um valor muito expressivo para não ser discutido e estudado todos os seus segmentos, de acordo com a identificação de cada um. O presente trabalho busca apresentar a importância da gestão rural para pequenos e médios produtores, usando para isso algumas ferramentas gerenciais baseadas no trabalho realizado pelo Programa Empreender e Inovar da EMATER/DF. Para exemplificar o uso de algumas das ferramentas gerenciais existentes, o Diagnóstico e o Plano de Gestão da Chácara X atendida pelo Empreender e Inovar serão apresentados para demostrar a gestão na prática. Para dar suporte ao tema escolhido, um arcabouço teórico será a base de fundamentação do que é praticado no setor agrícola do Distrito Federal através da atuação da assistência técnica prestada pela EMATER/DF. O presente trabalho seguiu alguns métodos para sua composição como pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva, pesquisa documental e pesquisa qualitativa. Através da análise de dados, a demonstração da gestão rural aplicada na prática mostrou que o uso de ferramentas gerenciais contribui para alcançar o sucesso do agronegócio para todos os produtores, em especial aos pequenos e médios. A expansão do Programa só tem a acrescentar no setor local, podendo extrapolar as barreiras e alcançar outras regiões.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons