Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FabianeRodriguesFerrao.pdf580,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da qualidade na produção de leite em uma propriedade rural em Buritis-MG
Autor(es): Ferrão, Fabiane Rodrigues
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Leite - qualidade
Leite - produção
Ordenha
Data de apresentação: 23-Nov-2017
Data de publicação: 7-Mar-2018
Referência: FERRÃO, Fabiane Rodrigues. Análise da qualidade na produção de leite em uma propriedade rural em Buritis-MG. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O Brasil é o país que possui o maior efetivo bovino comercial do mundo, possuindo condições privilegiadas na produção, tanto na pecuária de leite quanto na pecuária de corte. Considerando toda sua extensão e disponibilidade de pastos a serem utilizados para esse fim, obtém-se qualidade e competitividade. A Fazenda, objeto do estudo, com o propósito de aperfeiçoar atividade leiteira adotou o sistema de ordenha mecanizada em substituição a ordenha manual, contribuindo para maior qualidade do leite, já que quando utilizava a ordenha manual o leite tinha mais contato com o meio externo, visto que, é na etapa de manejo da ordenha que o leite está mais propenso a contaminação. Há uma preocupação por parte dos consumidores em relação a qualidade dos produtos que estão consumindo, isso faz com que as indústrias busquem adequações segundo as exigências de mercado. A demanda por qualidade do leite, se dá em razão ao cumprimento de padrões mínimos exigidos por lei e por exigência das cooperativas ou empresas que compram o produto. O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade do leite após implantação da ordenha mecanizada em uma propriedade rural em Buritis-MG e comparar com os padrões exigidos, tendo em vista a IN-62. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória na qual fundamenta-se no método dedutivo sendo abordado como qualitativa. O presente trabalho também se enquadra em estudo de caso, porque fez uma análise de forma mais profunda da propriedade, além do mais, coletou informações acerca dos laudos de qualidade do leite emitidos pela cooperativa, sendo que essas informações foram referentes ao primeiro trimestre, segundo e terceiro trimestre de 2017. Os resultados do estudo evidenciam a importância de boas práticas de ordenha para produção de leite com qualidade e adequação junto as normas, além disso, a qualidade influencia no preço pago ao produtor, já que, a cooperativa paga pelo volume de produção e pela qualidade, tornando-se uma motivação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons