Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EmersonNunesdeSouza.pdf878,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorSouza, Emerson Nunes de-
dc.identifier.citationSOUZA, Emerson Nunes de. A relação entre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a metodologia de ensino utilizada na Escola Municipal Princesa Isabel - MG: reflexões e possibilidades. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia traz uma abordagem do letramento na Escola Municipal Princesa Isabel e como as metodologias de ensino interferem no aprendizado dos alunos. O trabalho tem como objetivo observar as práticas pedagógicas da professora titular, para fazer uma análise, buscando identificar as possíveis causas das dificuldades encontradas pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal Princesa Isabel em aprender os conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa. Busca-se, também, trazer algumas contribuições da Educação do Campo para a atuação de professores nas escolas do Campo. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. A geração de dados aconteceu durante a inserção orientada na escola, nos estágios e nas atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID - Diversidades. A fundamentação teórica está conforme os estudos de Bortoni-Ricardo, Sousa, Freitas e Machado (2014), Sousa (2006), Antunes (2007) entre outros. De acordo com a pesquisa, entendemos que as metodologias e práticas pedagógicas da professora titular têm sido insuficientes para o ensino/aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e que o contexto social dos alunos também contribui para as dificuldades de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA relação entre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a metodologia de ensino utilizada na Escola Municipal Princesa Isabel - MG : reflexões e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-03-06T12:32:22Z-
dc.date.available2018-03-06T12:32:22Z-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19591-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph brings a literacy approach to the Princesa Isabel Municipal School and how teaching methodologies interfere with student learning. The objective of this study is to observe the pedagogical practices of the titular teacher to analyze the possible problems of the students of the 9th year of the Princesa Isabel Municipal School in learning the contents of the Portuguese Language course. It is also sought to bring some contributions of the Field Education to the work of teachers in the schools of the Field. This is a qualitative research of an ethnographic nature. The generation of data occurred during the targeted insertion in the school, in the stages and in the activities developed through Institutional Scholarship Initiative Program PIBID - Diversidades. The theoretical basis is according to the studies of Bortoni-Ricardo, Sousa, Freitas and Machado (2014), Sousa (2006), Antunes (2007) among others. According to the research, we understand that the pedagogical methodologies and practices of the titular teacher have been insufficient for the teaching / learning of the Portuguese language content and that the social context of the students also contributes to the learning difficulties.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons