Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IviaAlvesTeixeira.pdf377,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura como fonte de conhecimento e construção de argumentos críticos
Autor(es): Teixeira, Ívia Alves
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Leitura
Compreensão na leitura
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 6-Mar-2018
Referência: TEIXEIRA, Ívia Alves. A leitura como fonte de conhecimento e construção de argumentos críticos. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O presente trabalho foi elaborado a partir de observações do espaço acadêmico da Biblioteca Pública de Brazlândia e pesquisas bibliográficas em diversas fontes relacionadas à leitura e tem como objetivo mostrar a importância da leitura para a construção do discernimento crítico dos leitores. Portanto, este trabalho mostra como a leitura é importante para o desenvolvimento humano. Apresenta também conceitos sobre texto e o desenvolvimento humano a partir da leitura. É ressaltada no trabalho a importância da proposta educativa de formação humana a partir da busca pelo conhecimento escrito e aperfeiçoamento dos argumentos críticos. É imprescindível observar o potencial que as pessoas desenvolvem para uma discussão a partir do que lêem. Ao longo da pesquisa, é possível concluir que a leitura envolve todas as pessoas, pois, o ato de ler pode ser desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Os resultados da pesquisa afirmam a relação benéfica entre leitura, fala, escrita e desenvolvimento pessoal.
Abstract: The present work was elaborated from observations of the academic space of the Public Library of Brazlândia and bibliographical researches in diverse sources related to the reading and aims to show the importance of the reading for the construction of the critical discernment of the readers. Therefore, this work shows how reading is important for human development. It also presents concepts about text and human development from reading. It is emphasized in the work the importance of the educational proposal of human formation from the search for the written knowledge and improvement of the critical arguments. It is imperative to observe the potential that people develop for a discussion from what they read. Throughout the research, it is possible to conclude that reading involves all people, since the act of reading can be developed inside and outside the classroom. The results of the research affirm the beneficial relationship between reading, speaking, writing and personal development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons