Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19579
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SamuelLoubachdaCunha.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Para FUP, com afeto! : um estudo sobre a saudade e suas dimensões
Autor(es): Cunha, Samuel Loubach da
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Afetividade
Estudantes universitários
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 2-Mar-2018
Referência: CUNHA, Samuel Loubach da. Para FUP, com afeto!: um estudo sobre a saudade e suas dimensões. 2017. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os significados construídos, em narrativas de egressos do curso de Ciências Naturais, sobre a saudade sentida da FUP. Este fenômeno foi estudado pela metodologia qualitativa, com delineamento de pesquisa narrativa, por viabilizar a interpretação do mundo social de uma forma particular, por dar voz ao/à participante. Foi utilizado como técnicas para a construção das informações, a entrevista episódica, a associação semântica, e a entrevista narrativa mediada. O estudo foi realizado com quatro egressos e os dados foram agrupados em oito eixos temáticos. A análise destes permitiu se chegar à sistematização de quatro grupos de significação que constituem duas grandes dimensões que são de relação interpessoal e relação com o meio. Os resultados sugerem que os significados sobre a saudade, são de caráter complexo e dinâmico, por outro lado, os egressos sentem saudade da FUP por ela ser um espaço de concretização de sonhos e por possuírem um sentimento de pertencimento, além de ser pautada em uma cultura participativa de aproximação entre professores, estudantes e funcionários, guiada por valores de respeito mútuo, comprometimento e afeto por tudo aquilo que se faz e se fez na FUP.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons