Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WillyasMoreiradaSilva.pdf526,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sexualidade no nível fundamental II : desafios na abordagem em sala de aula
Autor(es): Silva, Willyas Moreira da
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Sexualidade
Adolescentes - comportamento sexual
Data de apresentação: 25-Nov-2017
Data de publicação: 2-Mar-2018
Referência: SILVA, Willyas Moreira da. Sexualidade no nível fundamental II: desafios na abordagem em sala de aula. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Este projeto foi baseado em pesquisa qualitativa onde pode-se avaliar de forma que se subjetive as opiniões ao invés de quantifica-las. “Na pesquisa qualitativa, e vez de iniciar com uma teoria específica e depois “voltar” para o mundo empírico, para confirmar se a teroria é confirmada pelos fatos, o pesquisador começa examinando o mundo social, e nesse processo, desenvolve uma teoria “consciente”, com a qual observa o que acontece”. (SAMPRIERI, COLLADO, & LUCIO, 2013) Foi pesquisado quanto a percepção de professores que atuam no ensino fundamental, nível II, referente ao tema sexualidade e as limitações que sentem quanto a abordagem do tema. Geralmente, os professores do ensino fundamental passam os conteúdos referentes à sexualidade nos aspectos morfofisiológicos, limitando-se ou excluindo prazer, orientação sexual, gravidez precoce, relação sexual, DST’s... Além disso, os temas são abordados superficialmente, ou simplesmente não são abordados, seja lá qual for os motivos do educador ou instituição. O objetivo deste, é investigar quais são as limitações que os professores tem em falar mais abertamente sobre a sexualidade, para que os alunos possam se apropriar do conhecimento sem que seja superficial, e sim concreto e eficaz. Visa-se a possibilidade de alcançar informações para esclarecer por qual motivo existem barreiras quanto ao assunto sexualidade no ensino fundamental nível II.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons