Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19576
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BruceLorranCarvalhoMartinsdeSousa.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Livro Gigante : ensino de botânica para estudantes com autismo
Autor(es): Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Autismo
Ciências - estudo e ensino
Botânica - estudo e ensino
Material didático
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 2-Mar-2018
Referência: SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de. Livro Gigante: ensino de botânica para estudantes com autismo. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) compreende relativo comprometimento nas faculdades da pessoa com deficiência como dificuldades de interação, socialização e comportamentos estereotipados, assim indivíduos com tais características foram segregados por muitos anos baseados por um padrão de comportamento dito “normal”. Entretanto por meio da formulação de políticas que incluíram tais pessoas com deficiência, o autismo integrou o contexto escolar e foi imerso nas classes especiais, além de possuir um currículo funcional para suas especificidades. O Ensino de Ciências para educando com autismo deve ser adaptado, principalmente pela dificuldade de apropriação de conceitos abstratos, em especial referente ao Ensino de Botânica que apresenta abordagens mais centradas na memorização de nomes científicos. Portanto este trabalho estimula o Ensino de Botânica para autista por acreditar que o mesmo pode ser ensinado para além de conceitos apenas funcionais, assim realizando uma pesquisa qualitativa com delineamento de observação participante que foi materializado por um recurso didático interativo, o livro gigante, a fim de construir caminhos para o Ensino de Botânica e desenvolver as faculdades comprometidas no TEA como a motricidade, socialização e, especialmente, a interação para com seus pares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons