Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CésarAugustoDomingosFilho_MarceloEgídioBrasileirodoVale.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos
Autor(es): Domingos Filho, César Augusto
Vale, Marcelo Egídio Brasileiro do
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos digitais
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Gamificação
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 28-Fev-2018
Referência: DOMINGOS FILHO, César Augusto; VALE, Marcelo Egídio Brasileiro do. Solução gamificada para o aprendizado de física no contexto do ensino de jovens e adultos. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso em Design na habilitação de programação visual que visa, por meio da gamificação, o aprimoramento da construção de conhecimento do conteúdo de física do segundo ano no contexto da Educação de Jovens e Adultos. A inquietação de um professor que leciona nessa modalidade foi o que despertou os autores a desenvolver o projeto. A gamificação é uma abordagem moderna que busca a inserção de mecanismos de jogo em situação de não-jogo, o que pode tornar uma atividade mais motivadora. A compreensão aprofundada do contexto do problema foi de extrema relevância para a aderência do projeto, tendo-se utilizado várias ferramentas de pesquisas oriundas tanto da Análise Ergonômica do Trabalho, quanto do processo de design e de estudiosos de gamificação. A solução interventiva consiste em um sistema que prevê as diversas interações dos atores do processo educativo de modo a criar uma experiência de aprendizado mais engajadora. Foi criada utilizando-se de ferramentas como a Octalysis e conceitos como a Teoria do Flow, a estrutura MDA e outras técnicas de aprendizagem em sala de aula. Como resultado, discute-se o método de criação e delineamento do projeto e constata-se uma experiência de aprendizagem que melhora a qualidade da transmissão do conhecimento de Física para os alunos.
Abstract: This is the of completion course work in graphic design that aims, through gamification, to improve the knowledge construction of the content of physics for the second year of high school in the context of the Education of Adults. The preocupation of a teacher who teaches Adults was the starting spark that motivated the authors of this project to develop it. Gamification is a modern approach that tries to insert game mechanisms in situations that aren't games, which can make an activity more motivating. The deep understanding of the context of the problem was extremely important in order to create a solution that is adherent, using varied research tools from the ergonomical analysis of work and design processes and gamification theorists. The interventive solution consists in a system that foresees the multiple interactions of the involved parts and creates an engaging learning experience to the students. It was created using tools as Octalysis and concepts as the Theory of Flow, MDA framework and other techniques od learning into classrrom. As a result, it’s discussed about the method of creation and research of the project and it’s verified a learning experience that improves the quality of the transmission of the knowledge in physics for the students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons