Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasCoráSilveira_CaioPereiraSilva.pdf12,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sound system : sistema tipográfico generativo baseado em algorítmos musicais
Autor(es): Silva, Caio Pereira
Silveira, Lucas Corá
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Tipografia
Projeto gráfico (Tipografia)
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 28-Fev-2018
Referência: SILVA, Caio Pereira; SILVEIRA, Lucas Corá. Sound system: sistema tipográfico generativo baseado em algorítmos musicais. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este relatório apresenta o processo de criação experimental de uma tipografia de comportamento generativo regido por um algoritmo, tendo esse como suas variáveis elementos e conceitos sonoros e musicais, ou seja, um sistema de som tipográfico, onde a tipografia dança e se move conforme um som ou uma música. O principal objetivo a ser alcançado com a criação da fonte é promover a leitura visual destes elementos sonoros a partir do movimento programado dos glifos da tipografia, de modo a projetar uma tipografia que passa de um objeto formal para um objeto informacional, podendo ser usada não só para a leitura de palavras, símbolos e letras, mas para a visualização de dados, adicionando assim, novas camadas de significação e expressão para uma fonte tipográfica. A ideia do projeto nasce a partir do interesse de criar uma intersecção entre Design de tipos, Música e tecnologia. A inspiração vem da cultura visual de músicos, expressa por meio do design gráfico de capas de disco e pela indústria audiovisual de videoclipes. O processo criativo se deu em diversas etapas, sendo que para a estruturação conceitual e acadêmica do projeto, foram analisados livros e textos sobre design de tipos, design paramétrico, sinestesia e teoria musical. Simultaneamente a análise de literatura, foi realizada uma extensa pesquisa acerca de projetos de Tipografia generativa e de Design paramétrico a fim de constatar a viabilidade do projeto em relação à tecnologia. Após a documentação da literatura e do estudo de viabilidade do projeto, realizou-se a delimitação do espaço do problema de design e, devido a ausência de uma demanda específica de utilização da fonte, foi definido que o foco do projeto seria na configuração, forma e aparência dos glifos e na normatização verbal do algoritmo que rege o comportamento dinâmico da tipografia. Com o foco definido, foram gerados os requisitos que a fonte deveria atender e, por conseguinte, iniciou-se a geração de alternativas, tanto da forma da fonte como da estrutura de funcionamento do algoritmo que controla seu comportamento. Por meio desses processos foi alcançado o produto final, a simulação da expressão musical de uma fonte tipográfica generativa e a normatização do seu comportamento generativo. Por fim, concluiu-se que o produto final cumpriu seus objetivos previamente estabelecidos.
Abstract: This report presents the creative process of an experimental algorithmic-based and typography system that behaves in a generative manner. Musical and sound elements and concepts are the variables in the algorithm, making this a typographic sound system in which the type dances and moves according to music or any other sounds. The main goal to be reached in designing this type system is to promote the visual reading of these sound elements through programmed movement of the type glyphs, making the formal object (the type system itself) become an informational object that could be used not only for reading words, letters and symbols, but also for data visualization. This adds new layers of meaning and expression to a typography project. The idea for this project arises from a desire of creating and intersection between Type Design, Music and Technology. The inspiration comes from the very own music visual culture, expressed by the graphic design in album covers and by the videoclip industry. The creative process happened in several stages. The academic research and concept structure was made from the analysis of different books about type design, parametric design, synesthesia and music theory. An extensive research regarding generative type design projects and parametric design was made simultaneously to this analysis in order to verify the viability of the project technology-wise. Following this conceptual research and the viability studies, the design problem was delimited and, due to the lack of a more specific demand as far as the use of this type design, it was established that the main focus on this project would be in the glyphs configuration, form, look and also in the normalizing the algorithmic rules that dictates the dynamic behavior in the type. With the focus in mind, the type design requirements were defined and the project alternatives started to get executed, regarding its formal aspect but also about the algorithm behavior. By these processes, the final product was built: a simulation of the music expression through generative type design and its algorithmic normalization. Finally, it was concluded the that final product reached its pre established goals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons