Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JiceAmáliaAndradeBezerra.pdf792,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da aderência dos comitês de auditoria dos principais bancos do Brasil em jun/2017 às regras do CMN e suas relações com as boas práticas recomendadas pelo IBGC
Autor(es): Bezerra, Jice Amália Andrade
Orientador(es): Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Comitê de auditoria
Governança corporativa
Instituições financeiras
Data de apresentação: 23-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: BEZERRA, Jice Amália Andrade. Análise da aderência dos comitês de auditoria dos principais bancos do Brasil em jun/2017 às regras do CMN e suas relações com as boas práticas recomendadas pelo IBGC. 2017. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Após a aprovação da SOX pelo Congresso norte-americano, o comitê de auditoria ganhou visibilidade no Brasil, principalmente para as empresas de capital aberto. As instituições financeiras, porém, devido ao seu papel no mercado financeiro e na economia em geral, também foram impactadas e um ano após a aprovação da SOX foi realizada a primeira regulamentação do CMN prevendo a criação do comitê para essas instituições. O presente trabalho buscou analisar a aderência do comitê de auditoria dos principais bancos no Brasil à Resolução CMN 3.198/2004, buscando comparar quando cabível às recomendações de boas práticas de governança corporativa publicada pelo IBGC. Tem como justificativa a existência de poucas pesquisas brasileiras com o tema, principalmente voltadas às instituições financeiras, que possuem um nível ligeiramente maior de transparência em suas publicações. Metodologicamente, foram selecionados os cinquenta maiores bancos em ativo total em junho/2017 e analisadas as informações dos resumos dos relatórios do comitê de auditoria daqueles instituições que constituíram o comitê. Complementarmente, foram examinados os estatutos sociais dos bancos e outras informações disponíveis em seus respectivos sítios eletrônicos. Os resultados mostraram a aderência dos comitês de auditoria dos bancos da amostra à Resolução 3.198/2004, embora tenham sido encontradas falhas de clareza e evidenciação nos relatórios resumo. Também foram encontrados esforços por parte do comitê de auditoria de algumas instituições na adoção de recomendações emitidas pelo IBGC.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons