Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19508
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuísaFerreiraViana.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorViana, Luísa Ferreira-
dc.identifier.citationVIANA, Luísa Ferreira. Google Trends e o comportamento do mercado acionário brasileiro. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito investigar se a popularidade das empresas de capital aberto listadas na B3possui relação com as principais variáveis do mercado de ações, como preço de fechamento, volume de negociação, quantidade de títulos e quantidade de negociações. Para isso o presente estudo utiliza duas fontes de dados: a plataforma online Google Trends, afim de mensurar o volume de pesquisas realizadas no Google os dados do mercado acionário brasileiro, obtidos na Economatica. Os dados coletados para o presente estudo tiveram uma frequência semanal para o período de 5 anos. Foram feitos testes para medir as correlações entre os dados e constatou-se que a relação entre as pesquisas no Google e o comportamento do mercado acionário pode ser promissora para a maior parte das empresas que foram pesquisadas, porém não foi possível estabelecer uma relação causal a partir dos valores calculados. Além disso, para alguns casos, onde a correlação foi positiva para determinada variável, houve ausência de correlação ou correlação negativa para as outras, o que impede uma afirmação mais incisiva das relações entre o mercado e o interesse pela empresa. Desta forma, sugere-se que sejam realizadas pesquisas usando informações diárias ou somente trabalhando com os valores extremos. Bem como, trabalhar com série temporal aumentada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMercado acionário brasileiropt_BR
dc.subject.keywordAções (Finanças) - mercadopt_BR
dc.subject.keywordAções (Finanças)pt_BR
dc.titleGoogle Trends e o comportamento do mercado acionário brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-22T20:19:34Z-
dc.date.available2018-02-22T20:19:34Z-
dc.date.submitted2017-11-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19508-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to investigate if the popularity of public equity companies listed on B3 has relation with the company´s performance in the stock market, such as closing price, trading volume, a quantity of bonds and quantity of trades. To reach that goal, this work uses two fonts of data: the online platform, Google Trends, to measure the volume of search queried on Google; and data from the Brazilian stock market, obtained with the Economatica software. The data collected for the present study had a weekly frequency for the period of 5 years. Tests were made to measure correlations between data and it was found that the relationship between how Google searches and the behavior of the stock market can be promising for most of the companies that were surveyed, but it was not possible to establish a causal relationship from the calculated values. In some cases, the correlation was positive for a particular variable, as the closing price, but negative for others. That prevents a more incisive affirmation about the relation between the market and the interest by the company. Thus, it is suggested new researchers using daily information or increased time series.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons