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Título: Um estudo da influência do perfil psicológico na racionalidade das decisões financeiras
Autor(es): Soares, Maria Fabiane dos Santos
Orientador(es): Fernandes, José Luiz Barros
Assunto: Finanças comportamentais
Tomada de decisão
Data de apresentação: 21-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: SOARES, Maria Fabiane dos Santos. Um estudo da influência do perfil psicológico na racionalidade das decisões financeiras. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As Finanças Comportamentais deram início aos estudos da racionalidade dos agentes tomadores de decisões, que melhor explicam as variáveis ocorridas na Teoria da Utilidade Esperada. Os estudos das variáveis deram relevância aos perfis psicológicos e a irracionalidade dos agentes. Este artigo buscou identificar quais dos perfis psicológicos instituídos pelo Big Five, ou modelo dos cinco fatores, influenciam na tomada de decisão dos indivíduos. Foi aplicado um questionário com perguntas sobre o cenário de decisões de investimento na primeira parte e perguntas que caracterizavam os perfis psicológicos na segunda parte. Utilizando dois índices para identificar o grau de irracionalidade, a ponderação de probabilidade (PW) e outro para identificar a assimetria na preferência de risco (APR). Dos perfis identificados, dois são propensos ao risco (Openness to experience e Conscientiousness), dois se identificaram como avessos ao risco (Extraversion e Neuroticism) e um é indiferente ao risco (Agreeableness). Ao analisar o grau de irracionalidade de cada perfil, percebe-se que o o perfil Agreeableness apresenta maior grau de irracionalidade e o perfil Extraversion o menor grau de irracionalidade. O estudo dos perfis psicológicos é relevante para definir a racionalidade dos agentes tomadores de decisão financeira.
Abstract: Behavioral Finance commenced the studies of the rationality behind the decision making agents, which better explains the variables in the Expected Utility Theory. The variables studies gave relevance to the psychological profile and the irrationality of the agents. This article seeks to identify what are the psychological profiles installed by Big Five, a 5 factors model, that influence individuals’ decision making process. At first, a questionnaire asking about investment decisions scenario was applied, and then questions characterizing the psychological profiles were made. Two indexes were assigned to identify the irrationality degree, the weighted probability (PW), and another to identify the risk preference asymmetry (APR). It was acknowledged that out of the profiles identified, two are prone to risk (Openness to experience e Conscientiousness), two are risk-averse (Extraversion e Neuroticism), and one is unresponsive to the risk (Agreeableness). The degree of irrationality was also identified in each profile, where the Agreeableness profile was characterized with the higher degree of irrationality and the Extraversion profile with the lower degree of irrationality. It was noticed that the psychological profile study is relevant to define the rationality of the financial decision making agents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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