Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19495
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlexsandraCristinadeAlmeidaRamos.pdf942,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da troca de auditores nos honorários pagos pelos clientes
Autor(es): Ramos, Alexsandra Cristina de Almeida
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Profissionais - honorários
Data de apresentação: 23-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: RAMOS, Alexsandra Cristina de Almeida. Impacto da troca de auditores nos honorários pagos pelos clientes. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar se a troca de auditores impacta nos honorários pagos a esses profissionais por parte dos clientes, incorporando a análise tanto dos casos em que a troca realizada é obrigatória – definida em função das regras de rodízio - ou de forma voluntária. Para a realização dos testes empíricos foram utilizados dados de uma amostra de 325 companhias não financeiras listadas na BM&FBovespa, extraídos das Demonstrações Financeiras e dos Formulários de Referência dessas empresas, disponíveis no sítio da CVM na internet, considerando o período de 2009 a 2016. Os resultados dos testes revelaram que a remuneração dos auditores no mercado de capitais tem relação negativa com a troca de auditoria, ou seja, as empresas que promovem a troca de auditores, em geral reduzem os honorários dos auditores. Testes adicionais revelaram que essa redução só ocorre nos casos de trocas voluntárias. Quando a troca de auditores se dá em função do atendimento às regras do rodízio obrigatório essa redução na remuneração não é constatada. Em relação às variáveis de controle, foram constatadas associações positivas entre a remuneração dos auditores e o tamanho do cliente, o fato da firma de auditoria ser uma das big four e a classificação da empresa nos níveis de governança corporativa da BM&FBovespa. Não foi constatada relevância estatisticamente relevante entre remuneração e o grau de alavancagem do cliente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons