Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JeffersonBrenoOliveiraBarrozo.pdf741,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do vigilante na implementação do eixo acesso e acolhimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Programa de Saúde da Família : uma proposta de capacitação
Autor(es): Barrozo, Jefferson Breno Oliveira
Orientador(es): Odeh, Muna Muhammad
Assunto: Homens - saúde
Saúde
Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: BARROZO, Jefferson Breno Oliveira. O papel do vigilante na implementação do eixo acesso e acolhimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Programa de Saúde da Família: uma proposta de capacitação. 2017. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho traz contribuições sobre o papel do profissional vigilante na implementação do eixo Acesso e Acolhimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), ressaltando potencialidades que na maioria das vezes estão ocultas no dia-a-dia e no planejamento das ações e atividades de um serviço de saúde. Argumenta-se pela incorporação do profissional vigilante como sujeito-chave na operacionalização da PNAISH cujos objetivos envolvem ações de proteção, promoção e prevenção em saúde tendo como precursor deste processo o Eixo Acesso e Acolhimento. O nosso sujeito de pesquisa se encontra na „‟porteira‟‟ do serviço, sendo ele o primeiro da equipe a ter acesso a respostas espontâneas advindas da população masculina em particular, são trabalhadores que prestam e recebem informações que os profissionais de assistência daquela unidade de saúde muitas vezes não chegam a conhecer. Este estudo busca fornecer dados coletados sobre o lugar privilegiado em termos de espacialidade e de contato inicial população-unidade de saúde o que permite o fortalecimento do vínculo do profissional vigilante com a população masculina, buscando interligar esse ato às estratégias de cuidado à saúde integral do homem, no esforço de quebrar barreiras de acesso e aumentar a busca ao cuidado em saúde por parte deste grupo em vulnerabilidade. A pesquisa é qualitativa, norteada pelos métodos de observação participante (realizada nas 5 unidades de saúde do estudo); de conversas informais tendo como tema saúde do homem e finalmente o método de escuta ativa e registro de 5 oficinas em loco realizadas sobre doenças prostáticas. Com base nos dados coletados foram identificados variados papeis que os vigilantes das unidades de saúde estudadas vêm efetivando e que se enquadram no âmbito do eixo Acesso e Acolhimento da PNAISH. Os dados apontaram, no entanto, a necessidade para o aprimoramento das funções do vigilante de modo a integralizá-los às ações da Equipe Saúde da Família como integrante chave para melhorar o acesso e acolhimento dos homens nas UBS em específico, sendo proposto para tal um curso de capacitação que poderá ser ofertado tanto nas unidades de saúde como nas empresas de terceirização que fornecem para a Secretaria de Saúde esses profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19461
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons