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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLunguinho, Marcus Vinícius da Silva-
dc.contributor.authorRibeiro Junior, Jaime-
dc.identifier.citationRIBEIRO JUNIOR, Jaime. Indeterminação do sujeito: um estudo sobre as estratégias de indeterminação presentes nas redações de alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio. 2017. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como os alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio indeterminam o sujeito das orações em redações dissertativo-argumentativas, ambiente que exige a formalidade da escrita. Assim, os alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e 2º e 3º do ensino médio de uma escola de Novo Gama-GO foram orientados a escrever uma redação sobre medo e respeito, propositalmente, um assunto que não tratam em seu cotidiano. Foi verificado que todos os alunos haviam tido contato com o ensino normativo do sujeito indeterminado e todos tiveram uma aula sobre redações dissertativo-argumentativas dois meses antes da tarefa. Os dados foram analisados com base em pesquisas sobre gramáticas e pesquisas linguísticas, confrontando as regras normativas com as conclusões linguísticas sobre o assunto. Foi verificado que as estratégias propostas pela Gramática tradicional foram as menos usadas pelos alunos, concluindo que os alunos, naturais bons gramáticos, preferem usar as estratégias de sua língua oral ao invés das regras das gramáticas normativas apesar do contato formal de educação tido pelos alunos com tais normas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - sujeitopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - modalidade oralpt_BR
dc.titleIndeterminação do sujeito : um estudo sobre as estratégias de indeterminação presentes nas redações de alunos dos anos finais do ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T19:34:04Z-
dc.date.available2018-02-19T19:34:04Z-
dc.date.submitted2017-01-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19442-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work has the objective of demonstrating how the students of the final years of elementary and middle school indeterminate the subject of sentences in essay-argumentative writing, an environment that requires the formality of writing. That's students in grades 8th and 9th of elementary school and 2nd and 3rd grade of a school in Novo Gama-GO were oriented to write a essay about fear and respect, purposely, a theme that they do not deal with in their daily lives. So it was verified that all the students had contact with the normative teaching of the indeterminate subject and all had a lesson about essay-argumentative writing two months before the task. The data were analyzed based on research on grammar and linguistic research, comparing the Regulatory rules with the linguistic conclusions on the subject. It was verified that the strategies proposed by the traditional Grammar were the least used by the students, concluding that the students, natural good grammarians, prefer to use the strategies of their oral language instead of the rules of normative grammars despite the formal contact of education had by the students with Such standards.pt_BR
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