Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ViniciusDinoFonsecadeCastroeCosta.pdf5,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A invenção do centro histórico de São Luís/MA : sentidos de um lugar de memória
Autor(es): Costa, Vinícius Dino Fonseca de Castro e
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: São Luís (MA)
Espaços públicos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: COSTA, Vinícius Dino Fonseca de Castro e. A invenção do centro histórico de São Luís/MA: sentidos de um lugar de memória. 2017. 113 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo geral desta monografia é compreender o processo de invenção do centro histórico da cidade de São Luís, Maranhão, enquanto recorte espacial e paisagem urbana portadora de um valor de excepcionalidade. Busco interpretar a maneira como se deu historicamente esse processo de diferenciação, analisando a construção simbólica dessa excepcionalidade e alguns de seus efeitos e durações no presente. Para tanto, inicio com uma exploração etnográfica de alguns dos sentidos contemporâneos desse lugar de memória. A esse exercício de observação, se soma a perspectiva histórica de longa duração: tomo os sentidos atribuídos a essa paisagem urbana como nexos em uma dinâmica social de longo prazo, marcada por dois momentos decisivos. Nesse tramado sociocultural, procuro observar políticas da imagem que estão por trás da configuração atual do centro histórico de São Luís. O ponto de chegada é uma reflexão sobre o modo como os espaços públicos urbanos podem ser palco de processos civilizadores distintos que, contudo, se interpenetram.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons