Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndreVicentePintor.pdf366,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Delimitação da cultura a partir de Norbert Elias : uma incursão pela história conceitual
Autor(es): Pintor, André Vicente
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Elias, Norbert, 1897-1990
Cultura
Sociogênese
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: PINTOR, André Vicente. Delimitação da cultura a partir de Norbert Elias: uma incursão pela história conceitual. 2017. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho visou resgatar, na obra O Processo Civilizador, um dos momentos do processo que se decorreu ao longo do século XX de desenvolvimento e consolidação da ideia de cultura enquanto um conceito sociológico. Por meio de uma comparação com o que são os primeiros indícios da ideia de cultura na filosofia moderna e da compreensão da colaboração de conceitos mais recentes para a estruturação do novo conceito, buscou entender as características próprias do fazer sociológico que se estabelece a partir de então, e que se fundamenta no significado de “cultura” que se consolidou. Sua conclusão é que o século XX foi finalmente capaz de fabricar um conceito de cultura que rompesse com a ideia de civilização e suas proposições de um fim último para o ser humano e seu ambiente social. A partir de então, não só a pesquisa social, mas também as representações sociais passam a ter que lidar com um novo significado para estes elementos.
Abstract: The aim of this work has been to locate, in The Civilizing Process, one of the junctures of the process of development and consolidation of the concept of culture as a sociological one. Via a comparison against the first traces of the idea of culture in modern philosophy, and through the understanding of latter concepts and their collaborations to the structuring of the new concept, this study has intended to grasp the distinctive aspects of the sociological studies that have been established since, and that have their foundations in the new meaning of “culture”. Its conclusion is that the 20th century was finally able to synthetize a concept of culture detached from the idea of civilization and its claims to an ultimate purpose for the human being and its social life. Since then, not only social research, but also the social representations have had to deal with a new meaning for these elements.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons