Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeticiadeCastrodoAmaral.pdf234,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eu quero saber a estrutura dessa sentença : um estudo das propriedades sintáticas e semânticas das construções de interrogativas indiretas não canônicas do português do Brasil
Autor(es): Amaral, Letícia de Castro do
Orientador(es): Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Gramática gerativa
Data de apresentação: 22-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: AMARAL, Letícia de Castro do. Eu quero saber a estrutura dessa sentença: um estudo das propriedades sintáticas e semânticas das construções de interrogativas indiretas não canônicas do português do Brasil. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho discute sobre a estrutura de orações interrogativas não canônicas do português brasileiro. Normalmente confundido com orações afirmativas, esse tipo de oração interrogativa possui peculiaridades de seleção semântica e sintática. Argumentamos que a natureza dos verbos que formam essas orações, em junção com a natureza do complemento solicitado por eles, constituem a sentença de modo que ela tenha, indubitavelmente, uma estrutura de oração interrogativa cujo pronome interrogativo está suprimido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons