Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaísCristyneAguiarRodrigues.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Regência verbal : abordagens em estudos linguísticos, gramáticas e livros didáticos
Autor(es): Rodrigues, Laís Cristyne Aguiar
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - regência
Língua portuguesa - gramática
Gramática gerativa
Livros didáticos
Data de apresentação: 21-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: RODRIGUES, Laís Cristyne Aguiar. Regência verbal: abordagens em estudos linguísticos, gramáticas e livros didáticos. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho investiga de que forma o fenômeno da regência verbal é abordado em estudos linguísticos, em gramáticas e em livros didáticos. Na teoria linguística, abordam-se, além da concepção de língua e seus aspectos à luz do gerativismo, teoria da regência, papeis temáticos e complementação. No que tange ao ensino da língua portuguesa, apresentam-se o conceito de gramática, a aprendizagem ativa e a educação linguística no espaço escolar. Para comparativo entre o conhecimento linguístico de regência verbal, coleta-se informações sobre o tema nas gramáticas de Cunha & Cintra (2013), Cegalla (2010) e Rocha Lima (2011) e nos livros didáticos de Cereja & Magalhães (2010; 2014) e de Sette, Travalha & Starling (2013). A partir da análise dessas referências, verificou-se, nas gramáticas e livros didáticos, a ausência dos conhecimentos de seleção argumental e papel temáticos e a descontextualização no emprego da regência, por meio de frases desconexas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons