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Título: Formação de multiplicadores da educação popular a partir do Moodle
Autor(es): Seabra, Luís Felipe
Gaston, Nayara dos Santos
Orientador(es): Leite, Leticia Lopes
Assunto: Educação popular
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: SEABRA, Luís Felipe; GASTON, Nayara dos Santos. Formação de multiplicadores da educação popular a partir do Moodle. 2017. ix, 45, [46] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa se insere no campo da Educação, no contexto de Educação Popular, e tem por objeto de estudo o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que é um sistema de gerenciamento para criação de curso online. O problema é como auxiliar o Processo de Formação de Multiplicadores a partir do uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), possibilitando sua autonomia na utilização de recurso de tecnologia. O objetivo é apoiar a formação de multiplicadores para a efetivação da Educação Popular. A motivação desta pesquisa se dá mediante a análise de conteúdos referentes à Educação Popular, formação docente, Ambiente Virtual de Aprendizagem e entrevistas realizadas com multiplicadores da Educação Popular. O referencial teórico usado para se chegar ao resultado foi baseado nos estudos de Freire (1993) [12], Brandão (2006)[5], Cruz (2017) [9], entre outros autores da Educação Popular. Foi empregado o método do arco de Charles Manguerez que é composto por cinco fases da teoria de Problematização: observação da realidade, identificação de pontos chaves, teorização, hipótese de solução e prática. Inicialmente, foi realizado um levantamento das informações referentes ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e uma investigação de como apoiar a efetivação da Educação Popular na utilização da plataforma. Como resultado da pesquisa, elaborou-se um curso e um guia prático voltado à multiplicadores da Educação Popular. Verificou-se que o curso e o guia prático foram capazes de permitir que os multiplicadores utilizassem o Moodle como ferramenta de apoio à Educação Popular de forma a possibilitar que educandos inseridos neste contexto sejam beneficiados com o uso do ambiente.
Abstract: The research is inserted in the field of Education, in the context of Popular Education, and aims to study the Virtual Moodle Learning Environment, which is a management system for the creation of online courses. The problem is how to support the Multiplier Training Process from the use of the Virtual Learning Environment, allowing its autonomy in the use of technology resources. The goal is to support the training of multipliers for the implementation of Popular Education. The motivation of this research is given through the analysis of contents related to Popular Education, teacher training, Virtual Learning Environment and interviews with the multipliers of Popular Education. The theoretical reference used to achieve the result was based on the studies of Freire used to achieve the result was based on the studies of Freire (1993) [12], Brandão (2006)[5], Cruz (2017)[9], among other Popular Education authors. The Arch method of Charles Manguerez was used, which is composed of five phases of the problem theory: reality observation, identification of key points, theorization, solution hypothesis and practice. Initially, was applied a survey regarding the Virtual Moodle Learning Environment and an investigation on how to support the implementation of Popular Education in the use of the platform was carried out. The research resulted on a course and a practical guide was elaborated for the multipliers of Popular Education. It was verified that the course and the practical guide made possible to the multipliers to use Moodle as a tool to support Popular Education in order to allow students in this context to benefit from the use of the environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
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