Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19387
Título: | Filosofia da educação : uma discussão sobre sua identidade e constituição como disciplina no Brasil |
Autor(es): | Aguiar, Thomas Blunt Portella de |
Orientador(es): | Weller, Wivian |
Assunto: | Educação - filosofia Pedagogia |
Data de apresentação: | 6-Dez-2016 |
Data de publicação: | 16-Fev-2018 |
Referência: | AGUIAR, Thomas Blunt Portella de. Filosofia da educação: uma discussão sobre sua identidade e constituição como disciplina no Brasil. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar um panorama histórico do desenvolvimento da disciplina Filosofia da Educação, compreendida como um componente curricular dos cursos de Pedagogia no Brasil. Este desenvolvimento é abordado a partir de sua institucionalização como disciplina dos cursos de magistério nos anos 1930 em razão das reformas no sistema educacional empreendidas por Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. Busca-se apresentar a trajetória histórica da disciplina no país em um contexto mais amplo, a incluir a discussão sobre a constituição de uma ciência da educação e sua influência no desenvolvimento dos estudos em educação em nível universitário. Este trabalho também busca abordar a constituição da Filosofia da Educação como um campo de pesquisa no país e as tendências teóricas que se apresentaram desde os anos 1970, período de surgimento dos primeiros programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que é considerado um marco importante nesta direção. O trabalho traz ainda algumas informações acerca das características apresentadas pela disciplina Filosofia da Educação presente como componente curricular nos cursos de Pedagogia. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons