Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IllaMaryPinheirodaConceicao.pdf530,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de classes de palavras sob uma perspectiva da aprendizagem ativa
Autor(es): Conceição, Illa Mary Pinheiro da
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: CONCEIÇÃO, Illa Mary Pinheiro da. Ensino de classes de palavras sob uma perspectiva da aprendizagem ativa. 2017. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa busca promover uma reflexão sobre o estudo das classes de palavras, conteúdo obrigatório da grade curricular de Língua Portuguesa, que está presente nos anos iniciais da educação básica e perdura aos anos posteriores. É perceptível que este conteúdo perpassa aos alunos de maneira mecanizada, sendo apresentado nas gramáticas tradicionais e livros didáticos numa dada perspectiva que os critérios utilizados para caracterizar cada classe de palavra são, na maioria das vezes, critérios semânticos, esquecendo o aspecto funcional e mórfico das palavras. É possível empregar os três critérios mencionados juntamente numa atividade que parta da aprendizagem ativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19386
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons