Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19370
Título: | Sintagmas e o uso da vírgula : uma proposta de educação linguística |
Autor(es): | Rossetto, Carolline Barbosa |
Orientador(es): | Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida |
Assunto: | Linguística Língua portuguesa - gramática Língua portuguesa - pontuação |
Data de apresentação: | 14-Dez-2017 |
Data de publicação: | 15-Fev-2018 |
Referência: | ROSSETTO, Carolline Barbosa. Sintagmas e o uso da vírgula: uma proposta de educação linguística. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | No primeiro capítulo, iremos apresentar os argumentos do gerativismo que fundamentam, entre outras questões, o processo de aquisição da linguagem e o conceito de criatividade dentro deste contexto teórico. O segundo capítulo é iniciado com a definição do conceito gerativo mais caro ao presente trabalho. Utilizamos a noção de sintagmas para alicerçar o entendimento de como a educação poderia trabalhar conteúdos de natureza sintática, como é o caso da pontuação, inovando na percepção da transmissão de conhecimento, que no caso da educação de língua não é iniciada, em âmbito escolar, a partir da etapa primeira, momento em que o estudante nada saberia a respeito do conteúdo. Tentamos mostrar como o conhecimento que as alunas e os alunos portam antes mesmo de passar pelos primeiros momentos da etapa de alfabetização, ou seja, o domínio da língua oral, pode contribuir para a dinâmica da sala de aula e para o desenvolvimento de um conhecimento mais efetivo, que permita ao estudante se apropriar de informações novas e ter consciência dos processos que realiza durante o uso da língua. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons