Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarollineBarbosaRossetto_tcc.pdf166,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sintagmas e o uso da vírgula : uma proposta de educação linguística
Autor(es): Rossetto, Carolline Barbosa
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Linguística
Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - pontuação
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 15-Fev-2018
Referência: ROSSETTO, Carolline Barbosa. Sintagmas e o uso da vírgula: uma proposta de educação linguística. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No primeiro capítulo, iremos apresentar os argumentos do gerativismo que fundamentam, entre outras questões, o processo de aquisição da linguagem e o conceito de criatividade dentro deste contexto teórico. O segundo capítulo é iniciado com a definição do conceito gerativo mais caro ao presente trabalho. Utilizamos a noção de sintagmas para alicerçar o entendimento de como a educação poderia trabalhar conteúdos de natureza sintática, como é o caso da pontuação, inovando na percepção da transmissão de conhecimento, que no caso da educação de língua não é iniciada, em âmbito escolar, a partir da etapa primeira, momento em que o estudante nada saberia a respeito do conteúdo. Tentamos mostrar como o conhecimento que as alunas e os alunos portam antes mesmo de passar pelos primeiros momentos da etapa de alfabetização, ou seja, o domínio da língua oral, pode contribuir para a dinâmica da sala de aula e para o desenvolvimento de um conhecimento mais efetivo, que permita ao estudante se apropriar de informações novas e ter consciência dos processos que realiza durante o uso da língua.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons