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dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorSilva, Ingrid Ráina Nogueira-
dc.identifier.citationSILVA, Ingrid Ráina Nogueira. Atividades permanentes na rotina da educação infantil: possibilidades de aprendizagem da linguagem oral e escrita. 2017. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractTrabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que tem como problema saber como o planejamento de atividades permanentes na rotina da pré-escola da Educação Infantil podem contribuir significamente para o desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita das crianças. Com o objetivo geral de analisar as atividades permanentes na rotina da Educação Infantil e as possibilidades de desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita de crianças na pré-escola. Os objetivos específicos são: (I) Refletir o que dizem os teóricos e os documentos curriculares sobre o planejamento da rotina e o desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita em crianças na Educação Infantil; (II) Conhecer como se caracterizam as atividades permanentes na rotina e o desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita na pré-escola; (III) Elaborar, aplicar e avaliar as atividades permanentes para o desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita com crianças da pré-escola. A investigação tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante. A Observação Participante foi a técnica básica para coleta de dados, apoiada na utilização de um caderno de campo para registrar o cotidiano de uma turma de crianças do Jardim de Infância do Plano Piloto de Brasília. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Bombassaro (2010), Carvalho (2013), Guarda, Ribas e Zanotto (2007), Oliveira (2010) e Salomão (2013). O resultado da investigação revela como eram realizadas as atividades permanentes na rotina da escola e evidenciou-se a importância do planejamento articulado ao que discutem e propõem os estudiosos e documentos curriculares atuais, também apresenta sugestões de como planejá-las e aplicá-las de forma que desenvolvam a Linguagem Oral e Escrita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAquisição de linguagempt_BR
dc.titleAtividades permanentes na rotina da educação infantil : possibilidades de aprendizagem da linguagem oral e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T10:24:27Z-
dc.date.available2018-02-15T10:24:27Z-
dc.date.submitted2017-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19363-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Completion of the course of Pedagogy of the University of Brasilia, whose general objective is to analyze the permanent activities in the routine of Infant Education and the possibilities of development of Oral and Written Language of children in preschool. The specific objectives are: (I) Reflect what theorists and curriculum documents say about routine planning and the development of Oral and Written Language in children in Early Childhood Education; (II) To know how to characterize the permanent activities in the routine and the development of the Oral and Written Language in the preschool; (III) To elaborate, apply and evaluate the permanent activities for the development of Oral and Written Language with preschool children. Research has a qualitative approach and is characterized as participant research. Participant Observation was the basic technique for data collection, supported by the use of a field notebook to record the daily life of the school and a group of children from a Kindergarten of the Pilot Plan of Brasília. In order to base the research theoretically, some theorists were used, among them: Bombassaro (2010), Carvalho (2013), Guarda, Ribas and Zanotto (2007), Oliveira (2010) and Salomão (2013). The result of the investigation reveals how permanent activities were carried out in the school routine. The importance of articulated planning was discussed and discussed by current scholars and curricular documents, as well as suggestions on how to plan and apply them in a way that develops Oral and Written Language.pt_BR
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