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Título: Identidade do pedagogo docente : mapeamento dos egressos do curso de Pedagogia
Autor(es): Sousa, Thaisa Pinheiro de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Professores - formação
Pedagogia
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: SOUSA, Thaisa Pinheiro de. Identidade do pedagogo docente: mapeamento dos egressos do curso de Pedagogia. 2016. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O interesse em investigar a identidade/formação do pedagogo docente formado pela Universidade de Brasília e atuante nas escolas públicas do Distrito Federal surgiu pelo fato de ao longo dos nossos anos de estudo na Educação Básica nos deparamos com vários professores com diferentes práticas. Cada um com sua práxis, com suas competências e com diferentes atuações em sala de aula. Para isso buscamos analisar sobre a identidade do pedagogo docente que atua na escola pública do DF, formado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tomou-se como aporte teórico os pressupostos de Tardif (2008), Dantas (2007), Ghiraldelli (1989), Pimenta (2002; 1998), dentre outros. Considerando que os pesquisadores se localizam nas Ciências Humanas, a metodologia da pesquisa aqui adotada é de natureza quali-quantitativa pautada em coleta de dados oriunda de questionários aplicados à 134 respondentes egressos do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. As questões subjetivas dos questionários foram analisadas a partir de um olhar qualitativo. O lócus da pesquisa nasce na Faculdade de Educação (FE). Na implementação do currículo em 2002 já se discutia um Projeto Pedagógico de Curso menos generalista e com enfoque mais prático. Pelos discursos dos egressos notamos que ainda se quer um currículo menos generalista e mais prático e se reclama do mesmo problema evidenciado há 10 anos. Assim, parece-nos que os docentes, diante da contradição que envolve a vivência da identidade profissional, buscam apoio na sua formação inicial, garantindo referenciais com os quais é possível se identificar. Entretanto, é preciso atualizar o currículo da formação aproximando-o da realidade educativa sem perder de vista a relação teoria/prática, nem sobrepor uma categoria a outra.
Abstract: The interest in investigating the identity and the academic formation of the pedagogue graduate of University of Brasília and working on public schools of Distrito Federal emerged to comprehend why we see so many teachers with different teaching practices in elementary school. Each one with your own didactic, your own competence, and your own different teaching practices in classrooms. For this, we reflected on the identity of the pedagougue graduated of College of Education from University of Brasília that workes on public school of DF. Next, we connected the results with pedagogue formation and teaching practice to what the Pedagogy Course curriculum of UnB regulates since 2001. The theoretical support were the presuppositions of Tardif (2008), Dantas (2007), Ghiraldelli (1989), Pimenta (2002;1998), among others. Whereas the researchers are human sciences researches, The research methodology applied here is qualitative and quantitative. It guides based on data collection from quastionnaires applied to 134 egresses from the Pedagogy Course of University of Brasília. The subjective datas of the quastionnaires were analyzed based on a qualitative look. The specific place of the research is in College of Education (FE). After one decade, there is still a requirement for a less generalist and a more practical curriculum, and also a complaint about the same problem as evidenced by the egresses from ten years ago. It seems that the teachers, in front of the contradiction involving the professional identity, they look for support on the base of their initial formation, ensuring the referentials that they can identify themselves. However, it is necessary to update the curriculum of the formation approaching the educational reality without losing sight of the relation between theory and practice, nor putting one on the other.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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