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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorBotelho, Ana Catharina Sant’Anna-
dc.identifier.citationBOTELHO, Ana Catharina Sant’Anna. Música: uma partitura no desenvolvimento e aprendizagem da criança. 2017. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como temática a música no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tem por objetivo geral compreender a importância da música no desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 4 e 5 anos a partir de dois contextos de educação musical infantil. Tem como objetivos específicos: caracterizar práticas de musicalização na educação infantil em contexto escolar e não escolar; identificar as formas de relações sociais estabelecidas mediante a atividade musical; analisar as respostas das crianças mediante a atividade musical; identificar a posição da música na educação e no desenvolvimento infantil; e refletir sobre a importância da musicalização para as crianças, como processo dinâmico, interativo e cultural no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para tais objetivos foi realizada uma pesquisa teórico-metodológica, buscando contextualizar a música como cultura e linguagem, em seguida a relação da linguagem musical no desenvolvimento e aprendizagem da criança, para então resgatar a história da atividade musical na educação brasileira, buscando, por fim, entender a prática pedagógica da atividade musical a partir de documentos legais. Para referência usamos autores como: Vygotski (1991), Brito (2003), Loureiro (2003), Jeandot (1997), entre outros. A parte empírica desse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa usando os métodos de observação e análise de entrevista. A pesquisa foi realizada em contexto escolar e não escolar, onde foram observados as atividades desenvolvidas pelos professores da turma, participantes da entrevista. Os resultados mostraram a partir das observações e análise das entrevistas, como a música correlaciona com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças pelas atividades observadas. E que a atividade musical transcende seus conhecimentos específicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMúsica e criançaspt_BR
dc.titleMúsica : uma partitura no desenvolvimento e aprendizagem da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-09T13:54:12Z-
dc.date.available2018-02-09T13:54:12Z-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19359-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The work is about music in the development and learning of children. Its main objective is to understand the importance of music in the development and learning of children aged 4 and 5 years from two contexts of children's musical education. Its specific objectives are: to characterize musicalization practices in children's education in school and non-school contexts; Identify the forms of social relations established through musical activity; Analyze the children's responses through musical activity; Identify the position of music in education and child development; And reflect on the importance of music for children as a dynamic, interactive and cultural process in the development and learning of children. For these purposes, a theoretical-methodological research was carried out, seeking to contextualize music as culture and language, then the relationship of musical language in the development and learning of the child, to rescue the history of musical activity in Brazilian education, finally seeking , To understand the pedagogical practice of musical activity from legal documents. For reference we use authors such as: Vygotski (1991), Brito (2003), Loureiro (2003), Jeandot (1997), among others. The empirical part of this work is a qualitative research using the methods of observation and interview analysis. The research was carried out in a school and non-school context, where the activities developed by the class teachers participating in the interview were observed. The results showed from the observations and analysis of the interviews, how music correlates with the development and learning of children by the observed activities. And that musical activity transcends their specific knowledge.pt_BR
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