Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19358
Título: Afetividade na relação professor/aluno durante o processo de aquisição da escrita e da leitura
Autor(es): Almeida, Ana Paula Carneiro
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Afetividade
Professores e alunos
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: ALMEIDA, Ana Paula Carneiro. Afetividade na relação professor/aluno durante o processo de aquisição da escrita e da leitura. 2015. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Afetividade na Relação Professor/Aluno constitui um fator importante na aprendizagem. Visto que alunos e professores estão em constante interação e que esse fenômeno tem por característica, a partir da comunicação que surgem entre os pares, o poder de influenciar. Partindo dessa vertente este trabalho tem como objetivo geral analisar as situações de afetividade e suas influências sobre o educando que se encontra no período de aquisição da escrita e da leitura. Frente ao objetivo geral foram elaborados dois objetivos específicos: Identificar como ocorre a relação afetiva entre professor/aluno durante o processo de aquisição da escrita e da leitura e verificar os benéficos que a afetividade traz para o processo de aprendizagem. Para a realização do presente estudo utilizou-se o método da observação participante e para uma completa analise das situações de afetividade que aconteceram dentro de sala de aula foram utilizados os instrumentos diário de campo, elaborado pela pesquisadora durante o período das observações, e o questionário que foi aplicado às duas professores regentes da respectiva turma. Na análise dos resultados por meio do diário de campo foi verificado que a afetividade é fundamental para que se aconteça uma aprendizagem significativa. Na análise de resultados dos questionários foi verificado que o professor é um sujeito que é capaz, através de suas atitudes, influenciar o aluno por completo. Conclui-se afetividade exerce uma influência positiva no desenvolvimento do aspecto cognitivo e que os sentimentos demonstrados na relação professor/aluno contribuem para o desenvolvimento de uma possível confiança e motivação na aprendizagem.
Abstract: The Affection in relationship Teacher/Student is an important factor in learning. Since students and teachers are in constant interaction and that this phenomenon is to feature from the communication that arise between couples, the power to influence. From this aspect this work has as main objective to analyze the situations of affection and their influences on the learner is in writing vesting period and reading. Against the overall objective were drawn up two specific objectives: Identify how is the affective relationship between teacher/student during the acquisition process of writing and reading and verify the beneficial that affectivity brings to the learning process. To carry out this study we used the method of participant observation, and for a complete analysis of the situations of affection that happened inside the classroom we used the daily field instruments, prepared by the researcher during the period of the observation, and the questionnaire which was applied to the two school teachers of the respective class. In conclusion, affectivity has a positive influence on the development of a possible confidence and motivation in learning. In analyzing the results through field diary it was found that the affection is critical to that held a significant learning. In the analysis of results of the questionnaires it was found that the teacher is a person who is able, through their attitudes, influence the student altogether.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaPaulaAlmeida_tcc.pdf686,88 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons