Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoseaneMilksadosSantosGomes_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino/aprendizagem de geografia na educação básica : o estudo do lugar (Brazlândia) como mediação pedagógica
Autor(es): Gomes, Joseane Milksa dos Santos
Orientador(es): Fávero Sobrinho, Antônio
Assunto: Brazlândia (DF)
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: 6-Fev-2017
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: GOMES, Joseane Milksa dos Santos. Ensino/aprendizagem de geografia na educação básica: o estudo do lugar (Brazlândia) como mediação pedagógica. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa desenvolvida com o 4° ano do ensino fundamental na Escola Classe 05 de Brazlândia com o objetivo de conhecer a que os alunos têm com o lugar Brazlândia , colocando o lugar referido como ponto central na elaboração de aulas. Toma-se aqui como referência o lugar como categoria de análise do espaço. Por tratar-se de conteúdos subjetivos, necessitando de análises individuais, o trabalho seguiu uma natureza qualitativa, ou seja, uma interpretação dos dados coletados durante a pesquisa, e participante, pois o pesquisador e pesquisados tiveram contato durante todo o processo de construção da pesquisa, com intervenções e proximidade durante o período de convivência. Esta pesquisa procurou mostrar que a geografia pode e deve contribuir para uma formação cidadã, em que os alunos possam se sentir pertencentes ao lugar em vivem, reconhecendo dessa forma a sua identidade.
Resumén: Este trabajo se desarrolló a partir de una encuesta realizada con el cuarto año de la escuela primaria en la Escuela Clase 05 Brazlândia con el fin de saber que los estudiantes tienen con el lugar Brazlândia, poniendo el lugar conocido como el punto central en la elaboración de lecciones . Se toma aquí como referencia el lugar como categoría de análisis del espacio. Debido a que es el contenido subjetivos, que requieren un análisis individual, el estudio siguió un carácter cualitativo, es decir, una interpretación de los datos recogidos durante la investigación, y el participante, como el investigador e investigado tenido contacto durante todo el proceso de construcción de la investigación con las intervenciones y la proximidad durante el período de coexistencia. Esta investigación buscó mostrar que la geografía puede y debe contribuir a la educación cívica, donde los estudiantes pueden sentir que pertenece al lugar donde viven, reconociendo con ello su identidad.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons