Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuanaGonçalvesCaetanoLourenço_tcc.pdf778,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aculturação e despreparo : a questão da educação indígena em escolas não indígenas
Autor(es): Lourenço, Luana Gonçalves Caetano
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Brasil. Constituição (1988)
Índios - educação
Educação indígena
Data de apresentação: 11-Jul-2017
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: LOURENÇO, Luana Gonçalves Caetano. Aculturação e despreparo: a questão da educação indígena em escolas não indígenas. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de inserção dos alunos indígenas em uma escola não indígena, buscando mostrar os caminhos percorridos entre o início do processo de colonização, passando pelos jesuítas, Companhia de Jesus, Reforma Educacional Pombalina até chegar ao período republicano. Mostra, ainda, marco que a Constituição Federal de 1988 representou a base legal para a garantia de direitos desses sujeitos nas esferas social e educacional, e sua influência para a criação de novas leis para assegurar esses direitos. Por último apresentar a questão indígena, quando estes estão fora de suas terras nativas, de como esses direitos legais são colocados em prática e como acontece o processo educacional quando alunos indígenas estão inseridos em escolas não indígenas. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se de base bibliográfica, documental e entrevistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons