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Título: A evasão docente na SEEDF : um estudo com professores exonerados
Autor(es): Oliveira, Mírian Aguiar
Orientador(es): Cassettari, Nathalia
Assunto: Evasão docente
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: OLIVEIRA, Mírian Aguiar. A evasão docente na SEEDF: um estudo com professores exonerados. 2017. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem por objetivo principal, analisar a evasão docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para a sua consecução, a pesquisa envolveu as seguintes etapas: levantamento do Estado da Arte sobre o tema, revisão da literatura sobre a evasão docente; identificação de sujeitos que haviam pedido exoneração da rede pública do DF; elaboração, aplicação de questionários a 15 professores exonerados e análise desses. A partir da análise realizada, foi possível concluir que o pedido de exoneração foi muito peculiar para cada um dos sujeitos, sendo para boa parte deles resultado de um processo complexo, que foi se constituindo durante as suas experiências na realidade do trabalho docente. Entre as maiores causas dos pedidos de exoneração está a desvalorização profissional, que perpassa aspectos de condições de trabalho, relações estabelecidas na escola e na rede de ensino, sentidos e significados da profissão, dentre outros. Dessa forma, destaca-se a necessidade da elaboração de políticas públicas que contribuam com a valorização dos profissionais da educação a fim de diminuir os índices de evasão.
Abstract: The main objective of this study is to analyze the attrition at the public school system of the Brazil’s Federal District (FD). In order to achieve this the research involved the following steps: survey of the state of the art on the subject, review of literature on teacher attrition; identification of teachers who had requested dismissal of the FD public system; elaboration, application of questionnaries to 15 exonerated teachers and analysis of them. From the analysis carried out it was possible to conclude that the request for dismissal was very peculiar for each one of the subjects, for most of them the result of a complex process which was constituted during their experiences in the reality of the teaching labor. Among the main causes of dismissal is the devaluation of teachers, which involves aspects of working conditions, relationships established in the school and in the educational system, meanings of the profession, among others. Thus, it is necessary to draw up public policies that contribute to improve teacher’s work, in order to reduce the attrition rates.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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