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Título: Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento de crianças de uma escola do campo no Distrito Federal
Autor(es): Azevedo, Jessica dos Santos
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Educação do campo
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: AZEVEDO, Jessica dos Santos. Práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento de crianças de uma escola do campo no Distrito Federal. 2017. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de alfabetização e letramento de alunos de uma escola do campo localizada em Sobradinho - Distrito Federal, para refletir sobre os desafios, limitações e possibilidades de avanços na escola do campo. A investigação tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante. A observação foi a técnica básica para coleta de dados, apoiada na utilização de um caderno de campo para registrar o os encaminhamentos didáticos da sala de aula em uma turma de crianças de 1° ano do ensino fundamental de uma escola pública rural, localizada em Sobradinho. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, foram utilizados alguns autores, dentre eles: Saviani (1994); Ferreiro (2013,2015); Caldart (2002,2013); Moll (2009); Arroyo (2004), Gil (1994); Tfouni (2010); Soares (2005). O resultado mostra que, na prática pedagógica da professora observada, percebe-se um trabalho priorizado para o desenvolvimento da sistematização da língua, com utilização de atividades interativas, porém, a mesma pouco se utiliza das situações cotidianas e da realidade do campo no desenvolvimento das atividades administradas no decorrer do ensino. Assim, as práticas de leitura e escrita pouco dialogam com uma perspectiva do letramento.
Abstract: The present work has as general objective to analyze the literacy and literacy process of students from a rural school located in Sobradinho - Distrito Federal, to reflect on the challenges, limitations and possibilities of advances in the rural school. Research has a qualitative approach and is characterized as participant research. Observation was the basic technique for data collection, supported by the use of a field notebook to record the didactic referrals of the classroom in a group of children from the 1st year of elementary school to a rural public school located in Sobradinho . To base the research theoretically, some authors were used, among them: Saviani (1994); Blacksmith (2013,2015); Caldart (2002,2013); Moll (2009); Arroyo (2004), Gil (1994); Tfouni (2010); Soares (2005). The result shows that, in the pedagogical practice of the observed teacher, one perceives a prioritized work for the development of language systematization, with the use of interactive activities, however, it is rarely used in everyday situations and the reality of the field in the development of activities administered during the course of teaching. Thus, the practices of reading and writing little dialogue with a perspective of literacy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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