Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JuliaNogueiraPiresdeOliveira.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso : como os pioneiros da Vila Planalto, Brasília - DF percebem a transformação de seu mundo-vivido
Autor(es): Oliveira, Julia Nogueira Pires de
Orientador(es): Araújo, Shadia Husseini de
Assunto: Vila Planalto (Brasília, DF)
Geografia humanista
Topofilia
Data de apresentação: 6-Jun-2016
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: OLIVEIRA, Julia Nogueira Pires de. Estudo de caso: como os pioneiros da Vila Planalto, Brasília - DF percebem a transformação de seu mundo-vivido. 2016. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar e entender como a Vila Planalto, bairro da capital federal do Brasil, é percebida no mundo-vivido de seus pioneiros. Sem dúvida, é preciso observar que no lugar em que se vive, o mundo-vivido é construído, significado, recomposto e criado pelas relações pessoais e a relação com o meio. Neste sentido, a análise empreendida deu-se com base no método fenomenológico da Geografia Humanista, que tem como categorias de reflexão a subjetividade, a percepção e a vivência dos fenômenos. Para tanto, fez-se uso do método de entrevistas focalizadas com os pioneiros, de modo que foi identificado o processo de gentrificação e descaracterização da Vila Planalto como um bairro histórico da construção de Brasília, e que apesar de todo o sentimento topofílico de seus pioneiros, atualmente os mesmos percebem negativamente as consequências desses processos. Logo, a pesquisa se traduz apenas como um impulso para trabalhos futuros que busquem a essência de como a Vila Planalto é percebida em termos gerais.
Abstract: Lifeworld is constructed, gains meaning, is recomposed and recreated through personal relations and relations with the environment. This work aims to understand and to analyse how the Vila Planalto is perceived as lifeworld by its first inhabitants. The analysis is therefore based on a phenomenological approach within a humanistic geographical framework, in which subjectivity, perception, and the experience of phenomena represent central categories of theoretical reflection. The conducted interviews with the pioneers of the Vila Planalto show that they experience a process of gentrification and mischaracterization of the Vila Planalto as a historic district of Brasília. Despite the topophilic meaning they attribute to this district, the recent transformations of the Vila Planalto are perceived as negative. With these results, this works aims to give an impulse for future research on how the Vila Planalto and its transformations are perceived by its inhabitants.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2016.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons