Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_KellenCruzFelizari.pdf511,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Plano de negócio : o caso da Supera Produções
Autor(es): Felizari, Kellen Cruz
Orientador(es): Borda, Gilson Zehetmeyer
Assunto: Empresa de eventos
Planejamento estratégico
Marketing - planejamento
Planejamento operacional
Planejamento financeiro
Data de apresentação: Jun-2007
Data de publicação: 6-Abr-2009
Referência: FELIZARI, Kellen Cruz. Plano de negócio: o caso da Supera Produções. 2007. 126 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O presente estudo objetiva a realização de um plano de negócio para verificar a viabilidade de um empreendimento de organização de eventos sociais na cidade de Dourados, MS. Optou-se pela criação do plano de negócio por ser um instrumento de planejamento que projeta a realidade e perspectiva da empresa, definindo as estratégias. O resultado das análises foi a criação da empresa Supera Produções, empreendimento que pretende se destacar no mercado regional de eventos a partir de uma abordagem diferenciada e criativa do conteúdo dos seus produtos. Para isso foi desenvolvido o plano estratégico, que cria a identidade da empresa, os passos a serem seguidos, seus valores, sua visão, sua missão, bem como, seus produtos e serviços terceirizados. O Plano de Marketing, que analisa o ambiente, o mercado, os concorrentes, identifica os consumidores definindo o produto, preço, praça e promoção. O Plano Operacional define a estrutura organizacional para os dois primeiros anos, a estrutura física da empresa, e cargos e responsabilidades. Por fim, o Plano Financeiro que analisa a viabilidade econômica do empreendimento, identificando os investimentos, desembolsos operacionais, projeção de vendas, capital de giro, faturamento além de outros indicadores orçamentários. Contudo o estudo conclui a viabilidade do empreendimento proposto nesse trabalho, demonstrando as chances e os riscos do sucesso do negócio, uma vez que todos os passos aqui delineados sejam seguidos cuidadosamente.
Abstract: The present work aims to accomplish a business plan to verify the viability of an events organization enterprise in the city of Dourados, MS. The business plan creation was opted as it is a planning tool that projects the reality and the perspective of the enterprise, defining the strategies. The results of the analysis was the creation of the company Supera Produções, an enterprise that intends to point up itself in the regional events market, from a different and creative approach of the content of its products. As to be accomplish, the strategic plan was developed, so an identity of the company is created, as long with footsteps to be followed, its values, vision, aim and also its products and services to be provided by others. The Marketing Plan, that analyses the environment, the market, concurrents, identifies the costumers defining the product, price, market and promotion. The Operational Plan defines the organizational structure for the first two years, the company’s physical structure, jobs and responsabilities. At last, the Financial Plan that analyses the economical viability of the enterprise, identifying investments, operational spends, sales projection, net working capital, income, besides other financial indicatives. However, the study concludes for the viability of the proposed enterprise in this work, demonstrating the chances and risks concerning the business, if all steps established here are carefully followed.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.06.TCC.193
Aparece na Coleção:Gestão de Negócios em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.