Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_YghordeCarvalhoSousa_tcc.pdf975,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da mobilidade para saída norte e percepção dos usuários : o PDTU como instrumento de gestão
Autor(es): Sousa, Yghor de Carvalho
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Mobilidade urbana
Distrito Federal (DF) - mobilidade urbana
Distrito Federal (DF) - transporte público
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 6-Fev-2018
Referência: SOUSA, Yghor de Carvalho. Gestão da mobilidade para saída norte e percepção dos usuários: o PDTU como instrumento de gestão. 2017. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho analisou a mobilidade urbana no Distrito Federal, tendo como recorte empírico a Saída Norte. Esta Saída compreende as Regiões Administrativas de Sobradinho I e II, Fercal, Lago Norte, Varjão e Planaltina. Ao longo da pesquisa analisou-se as orientações do PDTU, em particular sua implementação no âmbito da malha viária e do transporte público, eixos estruturantes de suas propostas de mudanças. Problematizou-se a implementação do PDTU e sua capacidade de suprir a demanda por transporte público, coletivo, para as RA’s atendidas pela estrutura proposta para a Saída Norte. Para tanto, foram pesquisados documentos empíricos e realizada uma revisão bibliográfica acerca de temas relacionados à gestão pública e à mobilidade urbana, bem como um breve histórico da mobilidade urbana no Brasil e no Distrito Federal. Assim exposto, é importante acrescentar a realização de questionário aplicado a vinte e um indivíduos residentes da Saída Norte sobre sua satisfação com a nova modelagem para o transporte público neste percurso. Como resultado geral, a pesquisa mostrou maciço uso de meios de transporte motorizados, o Plano Piloto como grande polo de atividades e notas baixas dadas pelos entrevistados ao serviço de ônibus para a Saída Norte. Conclui-se que o PDTU tem falhas como instrumento de gestão, mas elas são reversíveis caso sejam tomadas providencias adequadas para tal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons