Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SávioAfonçoeSilva_tcc.pdf523,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Parlamentarismo na era Jango
Autor(es): Silva, Sávio Afonço e
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Parlamentarismo
Congresso Nacional
Goulart, João, 1918-1976
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 6-Fev-2018
Referência: SILVA, Sávio Afonço e. Parlamentarismo na era Jango. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é fruto da trinca entre a Ciência Política, a História e o Campo de Públicas. Da primeira, me apropriei de alguns conceitos, de análise sua das relações de poder, bem como os interesses que em torno dela gravitam. Da segunda, o desejo de “catar o mínimo e o escondido”, como lembrou Machado de Assis, de tentar entender os movimentos por trás das espumas que se formam na crista das ondas, presente na metáfora de Fernand Braudel. Da terceira, a reflexão sobre as medidas adotadas pelo Governo com vistas à solução dos problemas econômicos, políticos e sociais. Seu objetivo, em linhas gerais, foi identificar que tipo de parlamentarismo foi adotado no Brasil, entre setembro de 1961 e janeiro de 1963. Do ponto de vista legal, flertou com o modelo clássico deste sistema, ou seja, o inglês. Todavia o modelo francês, que na década seguinte receberia de Duverger o selo do semipresidencialismo”, também se fez presente nesta trama. Por ter sido erguido sobre instituições políticas historicamente presidencialistas, na prática, muito se conservou do presidencialismo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons