Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoMarceloXavierRodrigues_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGalvão, Jorge Octávio Lavocat-
dc.contributor.authorRodrigues, João Marcelo Xavier-
dc.identifier.citationRODRIGUES, João Marcelo Xavier. Quais limites do controle judicial nas políticas públicas? 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOra por judicialização da política, ora por ativismo judicial, o protagonismo do Poder Judiciário em questões de grande extensão política é realidade na maioria das democracias modernas. Considerando a separação de Poderes, os direitos fundamentais pressupostos no Estado Social Democrático de Direito, os permanentes desacordos em uma sociedade plural e a competência do crivo final, a atuação do Estado Regulador será analisada na consecução de políticas públicas no Brasil. As influências nos julgamentos de hard cases serão expostas a fim de aferir os limites do controle judicial nas políticas públicas e da legitimidade do Supremo Tribunal Federal na política carcerária brasileira, demandada pela Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347, que reconheceu o estado de coisas inconstitucional. Por fim, será avaliada a efetividade desta decisão no âmbito de Brasília a partir de dados estatísticos disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e pela atual prática política-judicial, no que se refere a implementação das audiências de custódia e a promulgação da Lei 13.500 de 2017, que expressamente proibiu o contingenciamento do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordPoder Judiciáriopt_BR
dc.subject.keywordSeparação de poderespt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordControle da constitucionalidadept_BR
dc.titleQuais limites do controle judicial nas políticas públicas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-06T10:11:21Z-
dc.date.available2018-02-06T10:11:21Z-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19272-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Through judicialization of policy or judicial activism, the protagonism of the Judiciary Power in issues of great political extension is a reality in most modern democracies. Considering the separation of Powers, the fundamental rights presupposed in the Democratic Social State of Law, the permanent disagreements in a plural society and the competence of the final cribble, the activity of the Regulatory State will be analyzed in public policies achiviment in Brazil. Influences in the judgments of hard cases will be exposed in order to check the limits of the judicial control in public policies and the legitimacy of the Federal Supreme Court in brazilian prison system, demanded by the Arguing of Non-compliance of Fundamental Precept n. 347, which recognized the unconstitutional state of affairs. Finally, the effectiveness of this decision will be evaluated in Brasília, based on statistical data provided by the Federal District and Territory Judicial Court and by the current political-judicial practice, concerning the implementation of custody hearings and the promulgation of Law 13.500/2017, which expressly prohibited the contingency of the National Penintentiary Fund.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons