Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JuliaOliveiraBraga.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alagamentos e inundações em áreas urbanas : estudo de caso na cidade de Santa Maria - DF
Autor(es): Braga, Júlia Oliveira
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Inundações
Drenagem
Escoamento urbano
Expansão urbana
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Fev-2018
Referência: BRAGA, Júlia Oliveira. Alagamentos e inundações em áreas urbanas: estudo de caso na cidade de Santa Maria - DF. 2017. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Eventos de inundações, alagamentos, entre outros impactos, são fenômenos naturais que ocorrem com frequência nos cursos d'água, geralmente deflagrados por chuvas fortes e rápidas ou chuvas de longa duração. Estes eventos naturais têm sido intensificados, principalmente nas áreas urbanas, por alterações antrópicas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar os fatores influenciadores que causam alagamentos em um caso específico no Distrito Federal, na Avenida Alagado, localizado na RA XIII- Santa Maria. O estudo tem a finalidade de apontar a problemática em torno da insuficiência do sistema de drenagem na avenida no período de 2010 a 2014. A metodologia utilizada correspondeu a pesquisa bibliográfica, ao levantamento e tratamento de dados cartográficos e pluviométricos, e aos trabalhos de campo. Concluiu-se que o sistema de drenagem local é ineficiente em caso de extrema precipitação, diante do nível de impermeabilização do solo e da expansão urbana acelerada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2016.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons