Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarciaNascimentodaSilva.pdf2,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Luta pela terra e acesso à moradia : o caso da Cidade Estrutural - DF
Autor(es): Silva, Márcia Nascimento da
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Cidade Estrutural (DF)
Direito à cidade
Brasília (DF) - planejamento urbano
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 1-Fev-2018
Referência: SILVA, Márcia Nascimento da. Luta pela terra e acesso à moradia: o caso da Cidade Estrutural - DF. 2016. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O trabalho tem como foco a análise do processo de acesso à moradia partindo de políticas públicas específicas e do diálogo com o conceito de Direito à Cidade, por meio do estudo de caso da Cidade Estrutural e do histórico de habitação na execução do projeto de Brasília como capital federal. A formação da Cidade Estrutural começou a partir de residências dos catadores que encontraram no lixo uma oportunidade de sobrevivência. Assim, o Aterro do Jóquei funcionou como centralidade para formação de uma favela que inicialmente contava com aproximadamente cem barracos, onde houve diversas tentativas de desapropriação por parte do Estado. A luta por permanência esteve presente na consolidação da comunidade e acontece diariamente, sob forte violência do Estado. Reconhecida como sede urbana da Região Administrativa XXV- SCIA/ ESTRUTURAL, a cidade conta com mais de 39 mil habitantes onde a população é majoritariamente de baixa renda sendo que mais de 80% da população recebe entre 1 e 5 salários mínimos de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios- 2013. O Governo do Distrito Federal (GDF) está em processo de liberação de escrituras aos residentes, mesmo que o local não tenha ao menos o mínimo de infraestrutura de saneamento básico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2016.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons