Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JeffersonLuisBarbosaJarcem.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Documento memorial do espetáculo “Andarilhos das Estrelas” : diálogos sobre o Teatro do Encontro
Autor(es): Jarcem, Jefferson Luis Barbosa
Orientador(es): Luz, Camila Borges
Assunto: Teatro
Improvisação (Representação teatral)
Data de apresentação: Nov-2017
Data de publicação: 31-Jan-2018
Referência: JARCEM, Jefferson Luis Barbosa. Documento memorial do espetáculo “Andarilhos das Estrelas”: diálogos sobre o Teatro do Encontro. 2017. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2017.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso apresento as contribuições do cortejo cênico musical intitulado “Andarilhos das Estrelas”, do Grupo Tibanaré (MT), para uma possível compreensão do conceito de Teatro do Encontro. A pesquisa visa apresentar um documento memorial da jornada prática da rua do cortejo por meio de experimentações, treinamentos, reflexões e apresentações, contrapondo-se a uma visão apenas teórica do trabalho de ator. A principal contribuição desta trajetória foi desenvolver a ideia de Teatro do Encontro, investigação pessoal que aborda a transformação do espetáculo através das reações do público no seu território pessoal e efêmero, fazendo com que a cada apresentação o espetáculo passe por mudanças devido aos acontecimentos vivenciados entre os atores e o público. Não pretendo revelar um novo conceito, apenas desejo abordar uma ideia significativa de ser ponderada por aqueles que creem no teatro como um espaço pluralizado e de transformação. Como disse acima, vocês irão percorrer por lembranças que se entrelaçam com apontamentos artísticos, criticas teatrais, falas dos atores, fotografias ilustrativas, e por algumas referências que reforçam a proposta central da pesquisa, como Eugênio Barba, Otavio Burnier, Ibel Rasmussem, Licko Turle, Amir Haddad e outros que instigam este trabalho ainda presente no repertório no grupo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons