Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RicardodeFreitas.pdf667,87 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLuz, Camila Borges-
dc.contributor.authorFreitas, Ricardo de-
dc.identifier.citationFREITAS, Ricardo de. Contação de histórias como elemento potencializador do desenvolvimento cognitivo da criança no processo de ensino/aprendizagem: lembranças de uma infância ludicamente marcada. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) —Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA minha diversão quando criança na comunidade Guanabara, no município de Reserva do Cabaçal, praticamente se resumia em ouvir minha mãe contar histórias, ato que ela praticava com maestria, utilizando elementos lúdicos das brincadeiras de faz de conta e cantigas populares. Este aspecto lúdico e cultural do universo infantil era muito forte na comunidade, isso sem falar das manifestações populares como: Folia de Reis, festas de santo, quermesses na igrejinha, confecção de judas na sexta-feira da Paixão para ser malhado ou queimado no sábado de Aleluia e bailes quase todo final de semana na casa de alguma família. As noites de lua clara eram o principal cenário para as contações de histórias e causos, para as brincadeiras e as cantigas de roda. Com isso, encontrei nas minhas lembranças de menino elementos fortes e fundamentais para que eu pudesse desenvolver este trabalho de conclusão de curso sobre a presença da teatralidade e dos aspectos lúdicos na contação de histórias como, elementos capazes de potencializar o desenvolvimento cognitivo da criança dentro do processo de ensino/aprendizagem, reverberando na sua fase adulta. A fim de desenvolver esta ideia, consultei as bibliografias que escolhi para me direcionarem neste trabalho, bebi na fonte de obras de outros autores que abordam o assunto e fiz o uso das mídias eletrônicas pesquisando em sites na internet. Os principais autores que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Luciana Hartmann, Clarice Cohn, Horace Minner e Célia Gomes por escreverem a respeito das narrativas no processo de contação de histórias, por tratarem do corpo do narrador e do universo lúdico da criança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleContação de histórias como elemento potencializador do desenvolvimento cognitivo da criança no processo de ensino/aprendizagem : lembranças de uma infância ludicamente marcadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-30T13:36:31Z-
dc.date.available2018-01-30T13:36:31Z-
dc.date.submitted2017-11-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19212-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons