Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VivianneMacedoDeJesus_tcc.pdf2,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Paranoá : lugar, identidade e cidadania
Autor(es): Jesus, Vivianne Macedo de
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Cidadania
Geografia (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: JESUS, Vivianne Macedo de. Paranoá: lugar, identidade e cidadania. 2017. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como base que o estudo do lugar tem grande relação com a formação da cidadania e construção da identidade. Teve como objetivo analisar como ocorre a relação do lugar Paranoá, no processo de escolarização das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola desta cidade. Para alcançá-lo, foi criado os seguintes objetivos específicos: identificar se as crianças do Paranoá têm acesso às informações sobre a origem dessa Região Administrativa, identificar e analisar como as informações sobre o Paranoá estão inseridas nos conteúdos trabalhados no 4º ano, verificar e analisar qual é a noção que os alunos tem sobre o Paranoá, estruturar e aplicar atividades que (re)construam a história do Paranoá com os alunos e discutir a importância da Geografia para a construção do valor social no lugar no desenvolvimento da cidadania das crianças. De característica qualitativa, esta pesquisa cumpriu-se por meio da análise de redações e desenhos produzidos pelos alunos a respeito do Paranoá, entrevista com a professora da turma e análise do livro didático adquirido pela escola. Os resultados alcançados demonstraram a falta de sensibilidade com o ensino de Geografia, que é abordado de forma tradicional e sem a preocupação adequada com o estudo do lugar.
Abstract: This term paper has as its base the fact that the study of the place has a huge relation with the construction of the personal citizenship and identity. It had as its goal analyze the relation between the place Paranoá with the schooling process of a group of children from the 4th grade in a school of this same city. The following specific aims were created to reach this goal: identify if the children from Paranoá city has access to local information about the origin of this “Região Administrativa” (Division of administrative regions in Distrito Federal – Brazil); identify and analyze how the information about Paranoá is included on the 4th grade school content; verify and analyze the student´s view about Paranoá; structure and apply activities able to rebuild for the students Paranoá’s history and discuss the importance of the Geography to construct social value in the place of the children´s development. In a qualitative characteristic, this research was accomplished through the analysis of compositions and drawings made by the students about Paranoá, interview with the responsible Teacher and analysis of the didactic book acquired for the school. The reached results show the lack of sensibility about the Geography teaching, which is traditionally covered without the proper concern about the study of the place.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons