Título: | As tecnologias de comunicação e informação na educação : Projeto Um Computador por Aluno (UCA) na Escola Classe 102 do Recanto das Emas |
Autor(es): | Machado, Vanessa Camilo |
Orientador(es): | Pimentel, Nara Maria |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Tecnologia na educação Ensino auxiliado por computador Educação Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 12-Jul-2016 |
Data de publicação: | 29-Jan-2018 |
Referência: | MACHADO, Vanessa Camilo. As tecnologias de comunicação e informação na educação: Projeto Um Computador por Aluno (UCA) na Escola Classe 102 do Recanto das Emas. 2016. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O uso das tecnologias no dia a dia das pessoas, já não é uma realidade distante. Estamos cada vez mais imergindo nesse mundo de avanços e inovações que traz consigo facilidades, benefícios e em contrapartida os desafios. Em se tratando de escola e educação, os desafios tomam uma dimensão ainda maior, pois nem sempre o educador está preparado para as mudanças necessárias no modo de ensinar. O presente trabalho vem, portanto, fazer uma análisereflexiva de uma iniciativa do Governo brasileiro que trata da inserção tecnológica nas escolas públicas brasileiras através do Projeto Um Computador por Aluno – UCA. Essa pesquisa foi feita na Escola Classe 102 do Recanto das Emas, que teve o Projeto UCA implantado no ano de 2010, trazendo uma transformação ao ambiente escolar, com mais interação entre professores e alunos e incentivo à pesquisa a pesar de algumas limitações. Esse projeto assim como as demais iniciativas governamentais como TV-Escola, E-Proinfo, Proinfo, UAB, devem compor políticas de Estado para o uso das tecnologias de comunicação e informação na educação que possam cumprir o importante papel de contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. |
Abstract: | The use oftechnology in every day life of the people is no longer a distant reality. We are increasing lyimmersing in this world of advancements and innovations that brings facilities, benefits and compensation challenges. In the case of school and education, the challenges take na even larger, since not always the teacher is prepared for the necessary changes in the way of teaching. This study is there fore making a reflective analysis of na initiative of the Brazilian government that deals with technology insertion in Brazilian public schools through Project One Computer per Student - UCA. This research was done in the School Class 102 of Recanto das Emas, which had the UCA Project implemented in 2010, bringing a change to the school environment, with more interaction between teachers and students and encouraging research in spite of some limitations. This project as well as other government initiatives such as TV-School E-Proinfo, Proinfo, UAB, should make state policies for the use of communication and information technologies in education that can fulfill the important role of contributing to improving the quality teaching and learning. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|