Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19183
Título: | Rotina pedagógica na educação infantil e as implicações na formação do aluno autônomo |
Autor(es): | Ribeiro, Thaís da Silva |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Educação de crianças Planejamento educacional Autonomia - educação |
Data de apresentação: | 5-Dez-2016 |
Data de publicação: | 29-Jan-2018 |
Referência: | RIBEIRO, Thaís da Silva. Rotina pedagógica na educação infantil e as implicações na formação do aluno autônomo. 2016. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esse estudo buscou compreender como a organização da rotina escolar pode influenciar (ou não) na formação de sujeitos autônomos na educação infantil. Busquei respaldo teórico em autores, tais como: Barbosa (2000), Huguet; Solé; Basseadas (1999) e Bilória; Metzner (2013) referente à organização, planejamento da rotina escolar, conceituação de rotina e cotidiano. Recorri a Freire (1999) e a Kamii (2014) para discutir a construção/ condução da autonomia do sujeito, passagem da autonomia para heteronomia. No que diz respeito à metodologia adotada, acompanhei a prática de uma professora do 1º período da educação infantil, na faixa etária de 4 anos em uma instituição pública do Distrito Federal, no primeiro semestre de 2016. Optei, amparada por Gil (2012), pela observação participante e pela entrevista semiestruturada. Como resultados ilustrativos, foi possível notar que a organização da rotina escolar influenciou, diretamente, na construção do sujeito autônomo. Chamou-me a atenção o fato de que os alunos estavam habituados e faziam sempre referência ao registro da rotina. Pareceu evidente essa preocupação, uma vez que tinham um “retrato” prévio da jornada vivenciada. A partir disso, o tempo e os espaços integram esse fazer pedagógico baseados nas atividades do cotidiano: interação, socialização e partilha, logo, esses momentos propiciaram uma construção da autonomia. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons